AULP coorganiza com a IAU o Dia dos Presidentes da FAUBAI 2024

AULP coorganiza com a IAU o Dia dos Presidentes da FAUBAI 2024

AULP coorganiza com a IAU o Dia dos Presidentes da FAUBAI 2024

Em parceria com a IAU (International Association of Universities), a AULP coorganizou uma sessão exclusiva designada “Dia dos Presidentes” na FAUBAI de 2024 que contou com a presença de mais de 45 presidentes de IES, a maioria das quais lusófonas.

A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional foi criada em 1988 e reúne gestores e responsáveis por assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. A FAUBAI atua na divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras, tanto no país quanto no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

Tendo lugar na cidade de São Paulo e sob o lema “Convidando para uma nova jornada“, a FAUBAI 2024 teve início com uma performance cultural composta por um grupo de choro. 

Além da sessão exclusiva para presidentes, a AULP, representada pela sua secretária-geral Cristina Montalvão Sarmento, participou da sessão de encerramento intitulada ‘Diálogo Global‘, onde foi debatida a internacionalização do ensino superior no Brasil e o seu potencial enquanto maior país da América do Sul, fazendo da língua portuguesa a mais falada na região.

Geminae

João Manuel Serôdio Ferreira de Almeida – IN MEMORIAM

João Manuel Serôdio Ferreira de Almeida – IN MEMORIAM

João Manuel Serôdio Ferreira de Almeida – IN MEMORIAM

João Manuel Serôdio Ferreira de Almeida (natural de Luanda, médico veterinário e regente-agrícola de formação) foi Professor Titular de Ecologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto e Pró-Reitor para a Cooperação da mesma Universidade, tendo sido Diretor-geral do Complexo Agrário da Cala-Waku Kungo e Administrador do Parque Nacional da Quiçama-Luanda. Faleceu dia 4 de abril de 2024 em Lisboa, Portugal, vítima de doença. Foi homenageado pela Faculdade de Ciências Naturais da UAN, no dia 26 de abril de 2024, onde foi descerrada uma placa com a atribuição do nome do Professor João Serôdio à Sala Magna.

 A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), apresenta as suas condolências à família e manifesta a sua gratidão pela ampla colaboração, préstimo e amizade com que o distinto professor angolano participou e dispensou à AULP, desde o início da associação e ao longo de mais de 20 anos.

Geminae