Mobilidade para a Língua Portuguesa
A edição N.º 48 da Revista Internacional para a Língua Portuguesa (RILP) foca-se na evolução da AULP como promotora de mobilidade académica internacional, com destaque para o ProCultura+, o primeiro projeto Erasmus+ coordenado pela AULP. O ProCultura+ foi concebido para fortalecer as capacidades artísticas, culturais e pedagógicas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e em Timor-Leste, promovendo a empregabilidade no setor cultural e a cooperação interinstitucional no ensino superior. Entre 2022 e 2025, o projeto envolveu 20 instituições de ensino superior de sete países (Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), com 90 mobilidades realizadas (45 de estudantes e 45 de docentes). O programa destacou-se pela promoção da igualdade de género, da inclusão social e da diversidade cultural, incentivando a troca de experiências e a publicação de artigos científicos nesta edição. Consolidou redes duradouras de cooperação, contribuiu para a internacionalização do ensino superior lusófono e permitiu a submissão de uma nova fase com financiamento aprovado pela ANE+ para mais mobilidades e introduzindo estágios profissionais e intercâmbio de técnicos administrativos dos gabinetes de relações internacionais e mobilidade. Aqui se demonstra que o ProCultura+ foi mais do que um programa de mobilidade: foi um movimento humano e cultural que uniu gerações de estudantes e professores em torno da língua portuguesa e do poder transformador da cultura.
Editores científicos desta publicação:
Mireia Rodrigo
Pandora Guimarães
(Relações Institucionais e Projetos Erasmus+ AULP)
___________________
Fundador: Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)
Presidente: José Arlindo Barreto (Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde)
Diretor: Cristina Montalvão Sarmento (Secretária-Geral da AULP)
Coordenação editorial: Cristina Montalvão Sarmento e Pandora Guimarães
Conselho de acompanhamento científico: José Arlindo Barreto (Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde); João Nuno Calvão da Silva (Universidade de Coimbra, Portugal); Rui Martins (Universidade de Macau, RAEM-China); Sebastião António (Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Angola); Sandra Almeida (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); Augusto Jone (Universidade Politécnica de Moçambique, Moçambique); José Calelessa (Universidade Katyavala Bwila, Angola); Orlando Rodrigues (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal); Paulo Montagner (Universidade Estadual de Campinas, Brasil); João Martins (Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, Timor-Leste); António Pereira (Universidade do Porto, Portugal); Agostinho Rita (Instituto Universitário de Contabilidade e Administração e Informática, São Tomé e Príncipe); Luís Cristóvão (Universidade Zambeze, Moçambique); Zeca Jandi (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, Guiné-Bissau).
Revisão científica: Patrícia Oliveira (Universidade Lusófona – Centro Universitário Lisboa – Portugal, patricia.oliveira@ulusofona.pt)
Comentários recentes