Documentos históricos apresentados na Universidade de Macau
Documentos históricos apresentados na Universidade de Macau
Documentos históricos “O Manuscrito Relação Oficial da Embaixada do Rei D. João V de Portugal ao Imperador Yongzheng em 1725-1728” e “Mapa Geográfico da Tartária Chinesa de 1749: Carte Generale de la Tatarie Chinoise et des Rojaumes de Corée et de Iapan” apresentados na Universidade de Macau
A 11 de Janeiro de 2024, a Universidade de Macau apresentou a publicação manuscrita “O Manuscrito Relação Oficial da Embaixada do Rei D. João V de Portugal ao Imperador Yongzheng em 1725-1728” e um mapa geográfico publicado em 1749 “Carte Generale de la Tatarie Chinoise et des Rojaumes de Corée et de Iapan” na Sala de Coleção de Livros Raros da Biblioteca Universitária.
Em 2022, a Biblioteca da UM adquiriu um manuscrito raro que regista a embaixada no século XVIII de Alexandre Metelo de Sousa e Menezes, enviado especial de D. João V de Portugal ao Imperador Yongzheng (1725-1728). O manuscrito é de profundo significado para o estudo da história das primeiras relações sino-portuguesas. A Biblioteca universitária concluiu a compilação e publicou-a em livro em 2023, intitulado “O Manuscrito Relação Oficial da Embaixada do Rei D. João V de Portugal ao Imperador Yongzheng em 1725-1728”. Este livro inclui o fac-símile do manuscrito original português, uma transcrição para Português e uma tradução para Chinês. A compra do manuscrito raro, a compilação e a publicação do livro foram financiadas pela Fundação para o Desenvolvimento da Universidade de Macau (UMDF). A UM publicou também um pequeno livro relacionado com o manuscrito sob o título, “A Relação Manuscrita da Embaixada do Rei D. João V de Portugal ao Imperador Yongzheng em 1725-1728 – Estudos Introdutórios”.
Além disso, um conjunto de mapas publicado em 1749, “Carte Generale de la Tatarie Chinoise et des Rojaumes de Corée et de Iapan” em duas partes, também foi apresentado na cerimónia. Este mapa é um dos documentos cartográficos chineses mais importantes do século XVIII. Foi publicado pela Homann Heirs em Nuremberga, Alemanha. O mapa consiste em duas gravuras em cobre, cobrindo o norte da Rússia até ao Pacífico, incluindo a China, a Coreia e o Japão. Foi criado pelo matemático e astrónomo alemão Johannes Tobias Mayer (1723-1762) com base no mapa desenhado pelo famoso cartógrafo francês Jean-Baptiste Bourguignon d’Anville (1697-1782).
A cerimónia foi presidida pelo Professor Rui Martins, Vice-Reitor (Assuntos Globais) da UM, estando também presentes na cerimónia o Dr. Wu Jianzhong, Bibliotecário, e a Dra. Cindy Lam Directora do Gabinete de Antigos Alunos e Desenvolvimento, para além de outros colegas da biblioteca.
Comentários recentes