Obras Comemorativas

Nos últimos anos, desde 2007, a AULP vem editando um conjunto de obras comemorativas nos seus encontros anuais, onde a dispersão dos seus membros leva a que os encontros assumam um carater itinerante e reúnam contribuições originárias das diversas latitudes, enriquecendo o debate científico e favorecendo a relação entre os membros da comunidade.

São reedições fac-similadas de obras inacessíveis, livros científicos de reconhecido valor já desaparecidos ou cuja oportunidade se faz sentir são distribuídas gratuitamente por todos os membros, e a ideia surge em 2007 durante os preparativos do XVII Encontro da AULP. A associação preparava-se esse ano para regressar, pela primeira vez desde 26 de novembro de 1986, ao país onde fora assinado a ata da constituição – Cabo-Verde.

De Angola ao Brasil, de Cabo Verde a Portugal e passando por Macau, estas edições de manifesta riqueza cultural, contribuem para engrandecer o panorama literário e científico nos países onde se fala a língua portuguesa. Escolhidos na sua maioria pelos países de acolhimento do Encontro, a AULP serve, assim, os interesses da comunidade científica.