Traços Biográficos Relativos ao Finado Antônio Francisco Lisboa, Finado Escultor Mineiro, mais Conhecido pelo Apelido de Aleijadinho

Em todos os encontros da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) ocorre o lançamento de um livro alusivo à cultura ou história dos lugares que o sediam. No caso do XXIII Encontro da AULP, que decorreu na Universidade Federal de Minas Gerais, no campus Pampulha, a Editora UFMG optou por relançar a primeira biografia de um dos personagens mais importantes da história de Minas Gerais: o escultor barroco Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Os traços biográficos relativos ao finado Antônio Francisco Lisboa, distinto escultor mineiro, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho foram escritos em 1858 pelo professor, promotor e deputado provincial mineiro Rodrigo José Ferreira Bretas. Ele narra o drama e os sofrimentos vividos pelo artista para materializar sua obra.

“A nossa cultura é plural e as obras de Aleijadinho retratam a junção da nossa herança lusa, africana e autóctone. Queríamos um livro sobre um artista que nos representasse. Essa biografia que a Editora UFMG relança é pouco conhecida, mas muito interessante. O prefácio do crítico cultural Silviano Santiago contextualiza a obra e a importância do Aleijadinho para o século XVIII”, explicou o diretor da Editora, Wander Melo Miranda.

A obra ganhou um ensaio fotográfico produzido por Jomar Bragança e que retrata diversas criações do escultor encontradas em museus e cidades históricas mineiras, como a escultura do profeta Ezequiel que integra o patrimônio cultural de Congonhas do Campo.

O livro tem também um significado especial para a Editora por ser a milésima publicação de seu catálogo.

Disponibilidade: Sob Consulta.

Preço: Sob Consulta.