RILP – III Série, nº26 (2013)

Esta edição foca a problemática “Turismo” no espaço da comunidade dos diferentes países de língua portuguesa. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização Mundial do Turismo (OMT) rubricaram um Memorando de Entendimento em Lisboa em 2013 no âmbito do Plano de Acção da Reunião de Ministros do Turismo da CPLP para 2013-2014. Esse acordo reconhece a importância da cooperação no domínio do turismo entre as duas organizações, dispostas a concertar os seus esforços e trabalhar na realização de metas comuns, ambicionando contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, desenvolver um turismo responsável, sustentável e acessível a todos, com especial atenção aos países em desenvolvimento.

O turismo, componente importante na economia de alguns países (e.g. o contributo para o Produto Interno Bruto (PIB) é de 2,5% em Moçambique, 5,8% em Portugal, na Europa é de 3,1%, e no mundo de 2,9%), é ainda um factor fundamental para a maior compreensão, tolerância e conhecimento das tradições e culturas dos países. O turismo é uma força impulsionadora da luta contra a pobreza, daí o interesse do desenvolvimento de um ecoturismo, no respeito pelo meio ambiente, pela identidade cultural dos povos, bem-estar e riqueza das suas populações.
O turismo, também como factor de valorização e de recuperação do património cultural, é uma actividade económica importante, podendo desempenhar um papel decisivo em termos de desenvolvimento de determinadas regiões, onde, por vezes, não existem outras alternativas para alcançar esse objectivo. O turismo pode dinamizar as potencialidades naturais e histórico-culturais das regiões mais deprimidas. Contudo, não é o turismo que fomenta o desenvolvimento dum determinado país ou região, sempre dependente de outros sectores da economia, mas sim o seu próprio nível de desenvolvimento, que converte o turismo numa actividade favorável ou não a esse processo.

Jorge Ferrão
Presidente da AULP e Magnífico Reitor da Universidade Lúrio, Moçambique

 

Disponibilidade: Disponível
Preço: 10 euros
RILP 26