Vice-Presidente da AULP, Rui Martins, recebe o Prémio de Amizade do Governo Chinês
No dia 30 de setembro, o Vice-Reitor da Universidade de Macau e Diretor do Instituto de Microeletrónica, Rui Martins, foi distinguido com o Prémio de Amizade do Governo Chinês 2025, durante uma cerimónia realizada no Grande Palácio do Povo, em Pequim. Esta é a mais alta distinção atribuída pela China a especialistas estrangeiros, reconhecendo o contributo para o desenvolvimento nacional e a cooperação internacional.
Rui Martins expressou grande honra pelo reconhecimento, referindo que Macau, onde vive desde 1992, é a sua “segunda casa”. Inspirado pelas palavras da Conselheira de Estado Shen Yiqin, afirmou que esta distinção o motiva a continuar a contribuir para o progresso da China e o bem-estar do seu povo.
Especialista em circuitos integrados e microeletrónica, Rui Martins é IEEE Life Fellow e membro da Academia das Ciências de Lisboa. Fundou em 2003 o Laboratório de Investigação em Circuitos Analógicos e Mistos (VLSI) da UM, hoje um Laboratório de Referência do Estado, responsável pela formação de centenas de mestres e doutorados e com forte presença em conferências internacionais da IEEE.
Ao longo da sua carreira, Rui Martins recebeu diversas distinções, entre elas a Medalha de Mérito Profissional, o Título Honorífico de Valor e a Medalha de Mérito em Educação concedidas pelo Governo de Macau, além de prémios internacionais como o Author Recognition Award da ISSCC (2023) e o Prémio Nacional da Ordem dos Engenheiros de Portugal (2024).
No campo da cooperação académica, Rui Martins ocupou a Presidência da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) nos anos 2014 a 2017, foi nomeado Membro Honorário em 2021 e é atualmente Vice-Presidente do Conselho de Administração.
