Rui Martins, orador convidado da Academia das Ciências de Lisboa

Teve lugar na Academia das Ciências de Lisboa, no dia 5 de fevereiro, a Sessão Extraordinária da Classe de Ciências, sob a presidência do Professor Carlos Salema.

Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau para os Assuntos Globais, na sua comunicação intitulada: Tradição Europeia no Ensino Superior e na Investigação em Macau: A afirmação de uma Universidade e a liderança de um Laboratório de Investigação falou sobre o passado e o presente da instituição de ensino, desde a sua fundação até aos planos para o novo campus em Hengqin. Na ocasião, o responsável enalteceu o papel do ensino superior na região. Nesta sessão o Professor Rui Martins recebeu o diploma de membro efetivo da Academia das Ciências de Lisboa, redigido em latim.

Estiveram também presentes os antigos governadores de Macau, General Garcia Leandro e General Rocha Vieira, o Presidente da AULP, Professor João Nuno Calvão da Silva, o Presidente do Conselho Fiscal da AULP e Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Professor Elmano Margato, o Professor João Guerreiro, Presidente da Agência de Avaliação do Ensino Superior e Presidente da AULP (2006-2007) e Vice-Presidente da AULP (2008-2013). Professora Ana Paula Laborinho, Diretora em Portugal da OEI, Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura.

O Professor Elmano Margato, Presidente do Conselho Fiscal da AULP, elogiou o papel do Professor Rui Martins na AULP como dinamizador e financiador da associação, nomeadamente na mobilidade de estudantes na comunidade lusófona.

O Presidente da AULP, Professor João Nuno Calvão da Silva, interveio em formato remoto, louvou o trabalho do Professor Rui Martins na AULP como impulsionador dos Programas de Mobilidade AULP.

Geminae