Atas do XVIII Encontro da AULP – Brasil (2008)

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento

Esta publicação reúne as comunicações apresentadas durante o XVIII Encontro da AULP, subordinado à temática – “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento”, realizado em Brasília sobre os auspícios da Universidade Nacional de Brasília (UnB).

Vivemos numa época em que o conhecimento evolui com uma extraordinária rapidez e na qual novas linhas de I&D são sucessivamente abertas. A qualificação das actividades, a procura de novos materiais, a melhor manipulação da dimensão, a cuidada intervenção no ambiente ou a valorização do que está na fronteira da ciência constituem hoje domínios simultaneamente aliciantes e exigentes que permitem, assim esperemos, melhorar a vida dos povos à superfície da terra.

As universidades, como entidades produtoras e disseminadoras de ciência, encontram-se no cerne do desenvolvimento científico e tecnológico. As suas relações com as empresas, associações e outras instituições multiplicam-se e os programas de trabalho conjuntos ou convergentes passaram a constituir um quadro estratégico sólido que marca na actualidade o desempenho das universidades.

O Encontro pretendeu debater os problemas relacionados com o desenvolvimento da investigação científica, a densificação das redes temáticas, os critérios de financiamento da I&D, a cooperação internacional, bem como as questões institucionais relacionadas com a transferência de conhecimento e da inovação. O Encontro deu uma particular atenção a dois sectores, o da biotecnologia e o da energia, reflectindo sobre os padrões futuros de desenvolvimento destes domínios e procurando identificar as potencialidades da maior colaboração universidade-empresa, passíveis no futuro de maior aprofundamento.

O Encontro abordou no seu painel final a problemática da Língua, Cultura e Tecnologia, reflectindo sobre a necessidade de valorização da língua como instrumento de cultura e de melhor relacionamento nos âmbitos científico, tecnológico, artístico, cultural e diplomático entre os povos dos países da CPLP.

ISBN 978-989-95425-8-7

Disponibilidade: Disponível