Presidente da AULP no estreitamento de ligações entre a China e os PALOP

O Professor Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), esteve presente na reunião inaugural do Conselho Executivo, na qualidade de conselheiro, e na cerimónia solene de inauguração da Academia Sino-lusófona da Universidade de Coimbra, que decorreu entre os dias 9 e 12 de junho, em Coimbra.

No ano de 2019 comemora-se o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas bilaterais, o 20º aniversário da transferência da soberania de Macau para a China, e celebra-se também o Ano da China em Portugal e o Ano de Portugal na China.

A Academia Sino-Lusófona foi criada em outubro de 2018 e tem como missão desenvolver o conhecimento relevante para as relações entre a China, Portugal e os Países de Língua Portuguesa – especialmente na área jurídica, mas numa perspetiva interdisciplinar – e transferir esse conhecimento para as várias entidades interessadas no desenvolvimento e consolidação dessas relações. Rui Figueiredo Marcos, Diretor da Academia Sino-Lusófona, é igualmente Presidente do Conselho Executivo.

Assim, a Universidade de Coimbra pretende ser um elo de ligação entre a China e a lusofonia, tendo o objetivo de lançar brevemente pós-graduações e projetos de investigação.