Prémio Fernão Mendes Pinto (Edição 2023)
Este prémio, atribuído anualmente pela AULP, tem como objetivo galardoar uma dissertação de mestrado ou de doutoramento que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.
O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor premiado e cuja publicação digital será da responsabilidade do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP .
NOTAS
Os trabalhos serão agrupados nas seguintes secções:
– Letras e Artes;
– Ciências Exatas;
– Ciências da Saúde e da Vida;
– Ciências Sociais e Humanas.
Só se poderão candidatar ao PFMP 2023 as instituições membros da AULP que tenham as quotas em dia.
______________________________________________________________________
O vencedor do PFMP 2023 foi Manuel Duarte João Pires, que defendeu a dissertação de Doutoramento: “Português no ensino superior da China: os estudantes chineses de mobilidade de crédito em Portugal e o ensino para a interação cultural.”, na Universidade de Lisboa, Portugal.
Dada a excelência da qualidade dos trabalhos enviados nesta edição, o Conselho de Administração da AULP decidiu atribuir duas menções honrosas.
Menções honrosas
Jeanine Emanuela Marques Henriques da Silveira, de nacionalidade Angolana, que defendeu a dissertação de doutoramento “Subsídios para o estudo da toponímia angolana: A formação dos adjectivos pátrios e gentílicos“ na Universidade de Évora, Portugal.
Renata Tironi de Camargo, que defendeu a dissertação de doutoramento “Língua portuguesa no ensino em Timor-Leste: representações sociais dos formadores e formandos“ na Universidade Federal de São Carlos, Brasil.