Prémio Fernão Mendes Pinto (Edição 2017)

O vencedor do Prémio Fernão Mendes Pinto, edição 2017, foi Gustavo Velloso, da Universidade de São Paulo, Brasil, com a dissertação “Ociosos e sedicionários. Populações indígenas e os tempos do trabalho nos Campos de Piratininga (século XVII)“.

 

Considero a conquista do Prêmio Fernão Mendes Pinto 2017 um momento decisivo de minha trajetória acadêmica, pois através dele os resultados de minhas pesquisas começaram a circular internacionalmente e eu mesmo passei a trânsitar por novos espaços de elaboração do saber histórico, distintos daquele onde obtive a formação universitária. 

Considero essa cosmopolitização do conhecimento e dos pesquisadores um processo imprescindível para a preservação da ciência mundial em graus de excelência. A  AULP desempenha, não há dúvidas, um papel fundamental nesse quesito. Destaco igualmente a recepção fraterna, cordial e generosa que obtive da equipe de profissionais e dirigentes da Associação durante o encontro realizado em 2018 na cidade de Lubango, Angola, ocasião na qual foi-me entregue a premiação.