Prémio Fernão Mendes Pinto (Edição 2016)
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2016.
Este prémio, atribuído anualmente pela AULP, tem como objetivo galardoar uma dissertação de mestrado ou de doutoramento que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.
O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões.
NOTAS
Os trabalhos serão agrupados nas seguintes secções:
– Letras e Artes;
– Ciências Exatas;
– Ciências da Saúde e da Vida;
– Ciências Sociais e Humanas.
Só se poderão candidatar ao PFMP2016 as instituições membros da AULP que tenham as quotas em dia.
______________________________________________________
Vencedor
O vencedor do Prémio Fernão Mendes Pinto 2016 é Patricia Delayti Telles, da Universidade de Évora, com a dissertação “Retrato entre baionetas: prestígio, política e saudades na pintura do retrato em Portugal e no Brasil, entre 1804 e 1834”.
Receber o Prêmio Fernão Mendes Pinto foi um enorme incentivo académico e pessoal, num momento de grandes dificuldades. Agora, numa segunda etapa, com a publicação da minha tese, acredito que contribuia para a divulgação do meu trabalho e com isso para uma maior inserção na carreira de investigação.