Timor- Leste, A Presença Portuguesa desde a Reocupação à Invasão Indonésia (1945- 1975)

A obra ‘Timor- Leste, A  presença portuguesa desde a reocupação à invasão Indonésia (1945- 1975)’, conta com a sua primeira edição publicada desde junho de 2018, pela Âncora Editora, sendo a mesma da autoria de Fernando Augusto de Figueiredo.

O autor da obra é Doutor em História, pela Faculdade de Letras de Universidade do Porto; assim como investigador no Centro de Estudos Históricos (CEH) da Universidade Nova de Lisboa, e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL). A juntar às atividades mencionadas, Fernando Augusto de Figueiredo conta ainda com inúmeras obras publicadas sobre Timor-Leste, incluindo-se nelas também artigos em livros e jornais portugueses e timorenses.

Nesta obra, podemos encontrar um registo monográfico da história, constituindo a continuação da obra ‘Timor: A Presença Portuguesa (1769- 1945)’, publicado em 2011. Nesse mesmo sentido, este estudo vem procurando informar sobre a presença portuguesa em Timor, entre a reocupação e a saída da administração do território (1945- 1975).

A descrição dos acontecimentos toma um rumo através de um enquadramento político no sistema colonial português, o relacionamento com dois países que impactaram a região (Indonésia e Austrália), assim como abordagens sobre administração, economia, finanças, obras públicas, transportes e comunicações, sempre a par da sociedade, instrução, religião, saúde e assistência social.