Fórum dos Reitores das IES da China e Países Língua Portuguesa

Fonte: Gabinete de Comunicação AULP, Macau, 2018-10-17

Convidado pela Universidade de Macau a participar no evento de 25 a 30 de outubro de 2018, Ensino Superior sob a Iniciativa “Uma faixa, Uma Rota”, o Professor Doutor Orlando da Mata, Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo e Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), participará na 1ª Edição do Fórum dos Reitores das Instituições do Ensino Superior da China e dos Países de Língua Portuguesa.

Os organizadores pretendem construir uma “base de formação de quadros bilingues de chinês e português” e desenvolver o papel de Macau como plataforma de serviços entre a China e os países de língua portuguesa, tendo para o efeito convidado os reitores das instituições do ensino superior do interior da China, das regiões de Hong King e de Macau, dos países de língua oficial portuguesa e dirigentes de instituições de formação e promoção da língua portuguesa, onde se destaca a AULP.

Em simultâneo irá realizar-se a “Reunião Conjunta sobre a Cooperação entre a Província de Jiangsu, as Universidades de Macau e dos Países de Língua Portuguesa”, organizada pelo Departamento de Educação da Província de Jiangsu.

Enquadrado na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” e pelo “Planeamento da Grande Baía Guangdong – Hong Kong – Macau”, os participantes irão ter oportunidade de visitar a ilha de Hengqin e a cidade de Shenzhen, permitindo que estes conheçam melhor a realidade do desenvolvimento da “Grande Baía”.

Às instituições de ensino superior interessadas em intensificar a sua cooperação, foi feito o convite para assinarem em conjunto uma “Declaração de Cooperação do Ensino Superior” para reforçar a colaboração e intercâmbio das instituições nas áreas de educação, cultura e economia.

Este evento resulta de uma iniciativa do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), da Universidade de Macau e da Universidade de São José.

Mais informações sobre o evento aqui.