Nota Informativa II – XXV Encontro da AULP

Fonte: Gabinete de Comunicação da AULP, Cabo Verde, 2015-07-15

A partir das 9h, decorreram na sala I do Hotel Vulcão, local onde se realizou o XXV Encontro da AULP, os trabalhos do Conselho de Administração, presidido pelo Prof. Doutor Rui Martins, com o objetivo da avaliação multilateral do relatório de atividades da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que incluem a ponderação do prémio Fernão Mendes Pinto e respetiva avaliação, as atividades de representação externa e a atividade editorial em curso, para além da atividade corrente da sede internacional, localizada em Lisboa. Particular atenção mereceu o planeamento da atividade associativa para o próximo triénio, liderado pela Universidade de Macau, a que se associaram todas as instituições representadas no Conselho.

A seguir ao almoço, servido no terraço marítimo do Hotel Vulcão, na sala de conferências, iniciaram-se as comunicações com a mesa presidida pela Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Doutora Ana Paula Laborinho. Com intervenção do Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Prof. Doutor António Cunha, começaram simultaneamente nas salas I e II os trabalhos preparatórios da mesa redonda sobre segurança alimentar e nutricional do SE-CPLP, com o objetivo da Nomeação do Comité de Coordenação.

Após a sessão promovida pelo Instituto Gulbenkian da Ciência/Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação, dedicada ao reforço da capacitação e cooperação científica entre todos os países da CPLP, prevê-se que os trabalhos encerrem pelas 20h com o lançamento da obra fac-similada comemorativa do XXV Encontro da AULP “A Ilha do Fogo e as suas Erupções” de Orlando Ribeiro.

Ao longo de todo o dia de 16 foram apresentadas cerca de 60 comunicações sobre os temas “A difusão e desenvolvimento da língua e literatura portuguesa”; “A plataforma continental marítima”; “A presença do mar na cultura expressa em português” e “Novos desafios das Universidades membros da AULP”.