Nota Informativa I – XXV Encontro da AULP
Na presença de suas excelências, o Primeiro-ministro da República de Cabo Verde, Doutor José Maria Neves, o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, Prof. Doutor António Correia e Silva, e o representante do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, decorreu a sessão solene de abertura do XXV Encontro da AULP.
Com o acolhimento da Universidade de Cabo Verde no ano em que se festejam os 40 anos de independência da República de Cabo Verde, o desenvolvimento do ensino superior no país ficou patente nos vários discursos de abertura proferidos na ocasião.
A presidência da Universidade de Macau, após 28 anos de acompanhamento da vida associativa, mereceu destaque no discurso do Reitor da Universidade de Macau, Prof. Doutor Wei Zhao, que utilizou a língua portuguesa para dar as boas vindas aos participantes. A presença de Sua Excelência o Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, Doutor Alexis Tam, deixou a marca amplamente positiva do investimento da RAEM no presente e no futuro da língua portuguesa como língua da cultura mundial.
Os afetos, a ligação histórica e a simbologia associada à nomeação da Cidade Velha, declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, órgão da União das Nações Unidas (ONU) da educação e da cultura, marcou os discursos das autoridades nacionais e locais da República de Cabo Verde. Recordaram ainda, a fundação da AULP na cidade da Praia em 1986, bem como o momento inaugurador para a Universidade de Cabo Verde no ano de 2007, data do primeiro Encontro da AULP em Cabo Verde, promovida pelo então Reitor da Uni-CV Prof. Doutor António Correia e Silva, atual ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, que se dirigiu a todos os participantes e recordou o momento.
A Professora Doutora Judite Nascimento, Reitora da Universidade de Cabo verde manifestou o seu agradecimento a toda a comunidade académica e científica, salientando o modelo de mobilização para este encontro a que os funcionários, estudantes e docentes da Uni-CV aderiram entusiasticamente.
Por último, ocorreu a assinatura do Acordo de Cooperação entre a Direcção-Geral do Ensino Superior, do Ministério da Ciência e Inovação de Cabo Verde, e a Universidade de Macau, pelo Reitor, Prof. Doutor Wei Zhao.