Conselho de Administração da AULP, 28 de Fevereiro de 2014

Fonte: Gabinete de Comunicação, 2014-03-25

A reunião do Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) decorreu na semana passada, dia 28 de fevereiro, no novo campus da Universidade de Macau (UMAC).

Em destaque, esteve o Balanço do Programa Internacional do Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente (PIAPEE) que na primeira edição teve 45 projetos aprovados e 23 na segunda. Na reunião discutiu-se a entrada de Macau para o PIAPEE pois, segundo declarações de Jorge Ferrão, Presidente da AULP, ao jornal “Hoje Macau”: “Veríamos com bons olhos a chegada dos alunos de Macau e da China aos nossos países, por duas razões: a China é o maior parceiro comercial de Moçambique, de Angola, do Brasil, e esta cooperação não se pode resumir à área económica e comercial, ela precisa de ir para uma área técnica, científica e cultural.”

A preparação do XXIV Encontro da AULP, de 15 a 17 de setembro, no novo campus da Universidade de Macau (UMAC), em Henqin, foi outro dos assuntos em debate. Este ano o tema principal será o Turismo nos países de língua portuguesa e “Macau e as suas Universidades – Elo de ligação entre as Universidades chinesas e as dos países de língua portuguesa”.

Foi decidido ainda que os vencedores do Prémio Fernão Mendes Pinto 2012 e 2013 serão anunciados durante o XXIV Encontro da AULP. Durante este Encontro espera-se igualmente o Lançamento da 26ª Revista Internacional de Língua Portuguesa (RILP), que abordará o Turismo, e o Lançamento do Livro de Atas do 23º Encontro da AULP em Minas Gerais (2013).

No dia posterior à reunião do Conselho de Administração, este reuniu-se com o Reitor da Universidade de Macau, Wei Zhau, para formalizar o XXIV Encontro da AULP. Foram ainda trocadas lembranças que representam Portugal, como uma pasta feita em cortiça.

Artigo de Pandora Guimarães, Gabinete de Comunicação da AULP