Vox Pop – Qual o seu filme português favorito?

Fonte: AULP, 2014-02-04

No âmbito da Harvard na Gulbenkian – diálogos sobre o cinema português e o cinema do mundo, a AULP foi à Faculdade de Ciências Socias e Humanas (FCSH) saber qual o filme português favorito dos estudantes universitários.

A tela era a preto e branco. Marcou muitas gerações. Quem esqueceu o Crime do Padre Amaro ou Vasco Santana na loja de Evaristo a perguntar “Ó Evaristo tens cá disto”?

A cor passou a dar luz às salas de cinema, mas as histórias retratam o antigamente. A adaptação ao mundo do cinema de grandes clássicos literários portugueses resistiu ao digital e continua a fazer caminho na história do cinema.

“Os Maias”, os filmes de Manoel de Oliveira ou a “Gaiola Dourada” são um exemplo de sucesso em terras lusas. O filme de Ruben Alves foi, por exemplo, o mais visto no ano passado e distinguido com o Prémio do Público nos últimos Prémios da Academia de Cinema Europeu. Está ainda nomeado para os “César”, os prémios de cinema atribuídos em França, na categoria de Melhor Primeira Obra.

Com a realização do luso-francês Ruben Alves, “Gaiola Dourada” utiliza uma série de clichés como o bacalhau ou o fado e representa os sacrifícios dos emigrantes em terras francesas e a forma de estar das primeiras gerações lusas em França.

A este elenco pertencem nomes como Joaquim de Almeida e Rita Blanco, que interpretam os papéis de José Ribeiro (chefe de obra/pedreiro) e Rita Blanco (porteira).

Clique na imagem acima para saber quais os filmes portugueses preferidos dos estudantes universitários.