XXII Encontro da AULP, Maputo, Moçambique 2012

País: Moçambique
Data de início: 2012-06-18
Data de fim: 2012-06-20

Ensino Superior e Investigação no Espaço da CPLP

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) organiza anualmente um Encontro que reúne as instituições de ensino superior do espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Região Administrativa Especial de Macau.

No ano de 2012, o Encontro beneficiou do acolhimento das Instituições de Ensino Superior moçambicanas e realizou-se nos dias 18 a 20 de junho de 2012 no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano (Maputo) Moçambique.

O tema central do Encontro foi “Ensino Superior e Investigação no Espaço da CPLP” tendo como subtemas:

1. Acreditação e Qualidade (Criação de agências nacionais e internacionais de avaliação e acreditação do Ensino Superior; Modelos e abordagens de avaliação e acreditação de programas e sistemas educativos; Qualidade, democratização e participação social das instituições de Ensino Superior).

2. Pós-graduação (Criação de redes de pesquisa internacional e transnacional; Cooperação institucional e transferência de conhecimento ao nível da Pós-Graduação; Co-titulação e acordos de reconhecimento mútuo entre instituições.

3. Mobilidade (Promoção da mobilidade estudantil e docente; Mobilidade e sistema de graus compreensível e comparável; Mobilidade e sistema de acumulação e transferência de créditos.

4. Internacionalização (Internacionalização de currículos; Filiais internacionais de instituições de Ensino Superior; Financiamento da internacionalização).

Paralelamente ao Encontro tiveram lugar atividades de índole cultural, nomeadamente a reedição da obra dos Macondes de Moçambique, editada há mais de 40 anos pela Junta de Investigações do Ultramar (Portugal), e o lançamento de um número da Revista Internacional em Língua Portuguesa subordinado ao tema “Migrações”.

Música, Dança, Pintura e a inauguração de uma exposição dedicada às “Viagens e Missões Científicas nos Trópicos 1833-2010” foram alguns dos elementos que integraram as atividades em torno deste Encontro.