Conselho de Administração da AULP – fevereiro de 2021

No passado dia 11 de fevereiro de 2021, realizou-se a reunião do Conselho de Administração da AULP através da plataforma digital Zoom, tendo sido dirigida pelo atual Presidente da associação, Professor Doutor Orlando da Mata, Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Angola.

Em representação das instituições de ensino superior membros da AULP marcaram igualmente presença os Vice-presidentes do Conselho de Administração da AULP, Professora Doutora Judite Nascimento, Reitora da Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde), Professor Doutor João Nuno Cruz Matos Calvão da Silva (em representação do Reitor da Universidade de Coimbra); bem como os vogais Professor Doutor Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau, Professor Doutor Narciso Matos, Reitor da Universidade Politécnica de Moçambique, Professor Doutor Orlando Rodrigues, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Professor Doutor Albano Ferreira, Reitor da Universidade Katyavala Bwila, e Professor Doutor Marcelo Knobel, Reitor da Universidade Estadual de Campinas. Em representação do Presidente do Conselho Fiscal – Instituto Politécnico de Lisboa – Professor Doutor Elmano Margato, Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, esteve o Professor António Belo. A Professora Doutora Maria Madalena Almeida, Administradora do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, Cabo Verde, enquanto vogal do Conselho Fiscal também marcou presença, bem como a Secretária-Geral da AULP, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento.

Cumpriu-se, a ordem de trabalhos prevista para a reunião do Conselho de Administração da AULP, salientando-se a apresentação do relatório de atividades, as edições da AULP em curso, o Prémio Fernão Mendes Pinto, apresentação de dados estatísticos e balanço geral do Programa Mobilidade AULP, bolsas de viagem OEI-AULP e bolsas PROCULTURA, bem como outras atividades correntes da associação. Apesar dos vários constrangimentos provocados pela pandemia, os membros do Conselho de Administração da AULP consideraram ser unânime o sucesso do programa de mobilidade e os outros programas associados como as bolsas de viagem OEI-AULP e PROCULTURA. Expressaram ainda a importância de consolidar parcerias estratégicas. O Conselho de Administração da AULP decidiu fazer a reunião do próximo conselho e assembleia geral via zoom em junho/julho (data a confirmar) e aguardar a realização do encontro em Macau (RAEM, China) para setembro de 2021, em regime misto (presencial e não presencial), conforme se venha a demonstrar mais adequado e viável.