Manuel Guilherme Júnior

Órgão social:  Conselho Fiscal
Mandato:  2º Suplente
Membro: Universidade Eduardo Mondlane
País: Moçambique

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane em colaboração com a Faculdade de Direito através do Centro de Cooperação Jurídica desta Faculdade da Universidade de Lisboa. Mestre e Pós-Graduado em Direito Comercial Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Macau-China e Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane. Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane. Foi director do Centro de Estudos Sobre o Direito da Integração regional da SADC entre 2011-2017, Director do Gabinete de Cooperação da Universidade Eduardo Mondlane de 2017-2022 e Membro do Conselho Superior da Magistratura Judicial Administrativa. É Advogado e Consultor com experiência em consultorias para organizações internacionais como as Nações Unidas, autor de vários artigos publicados, como por exemplo: The legal-economic relationship between Bretton Woods institutions and World Trade Organization in the modern era of globalization: the challenges and impacts for the developing countries (tese de Mestrado), publicado na Universidade de Macau no site www.umac.mo/fll/ibl/doc/abstrat-manuel.pdf em 2008, Protecção Jurídica do DUAT em Moçambique- Publicado na Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Macau em 2011, Comparison of Regional Economic Communities in Africa – the Case of SADC (2015), The COMESA-EAC-SADC Tripartite Free Trade Area New Regionalism and Lessons from the EU (2016), ambos publicados pelo Centro Europeu de Estudos de Integração, Universidade de Bona, Alemanha. Desde 2021 é membro Conselho de Ministros como membro da Comissão Técnico-Científica para Sinistralidade Rodoviária 

Tem quatro livros publicados, nomeadamente: O Regime Jurídico de Estado de Emergência em Moçambique declarado devido à COVID-19, Direito Comercial Moçambicano com duas edições (2013 e 2022) e o livro com o título Dimensão Jurídica da SADC.

Foi comentador televisivo. Foi Director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Zambeze na Beira, Coordenador do Curso de Direito na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica na Beira. Foi docente de várias disciplinas de Direito em diversas universidades nacionais. Participou em várias conferências científicas a nível nacional e internacional apresentando comunicações. Nasceu na cidade de Maxixe, Província de Inhambane a 10 de Fevereiro de 1979.