Homenagem Orlando da Mata. Reescrevendo a história com as mãos negras

Convidada pela Faculdade SESI de Educação – FASESP a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) participou da homenagem ao Professor Doutor Orlando da Mata. A comemoração decorreu na cerimónia solene da entrega dos prémios da Mostra Internacional do Cinema Negro-MICINE, sob a curadoria do Professor Doutor Celso Luiz Prudente.

No dia 18 de novembro de 2024, foi lançado o livro Reescrevendo a história com as mãos negras – Homenagem a trajetória de Orlando da Mata” em parceria com a Fundação Cultural Palmares, Universidade MACKENZIE, Faculdade SESI de Educação, Associação das Universidades de Língua Portuguesa e Faculdade de Educação da USP, que contou com a colaboração de várias universidades do Brasil. Esta obra homenageou o Professor Doutor Orlando da Mata, Presidente da AULP no triénio 2027-2020, ex-Reitor da Universidade Agostinho Neto, Angola e atualmente Presidente do Conselho Científico e Tecnológico da Sonangol.

Na mesma data, o Professor Orlando da Mata foi agraciado com o Título de Doutor Honoris Causa. Cerimónia, para a qual, foram preparadas mensagens do Presidente da AULP e Reitor da Universidade de Cabo Verde, Professor Doutor Arlindo Barreto e da Secretária-Geral da AULP, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, em nome de todos os membros da AULP.

Foram ainda, atribuídos os títulos de Doutor Honoris Causa aos professores Celso Luiz Prudente pelos vinte anos consecutivos de curadoria da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, e o professor Luiz Felipe de Alencastro, Emérito da Sorbonne/Paris França e Professor Titular da Faculdade de Economia da FGVSP.

 

 

Geminae