2ª edição do fórum dos reitores, Macau – 22 a 24 de outubro 2022

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro realizou-se a 2ª Edição do Fórum dos Reitores das Instituições do Ensino Superior da China e dos Países de Língua Portuguesa, coorganizado pela Direcção dos Serviços de Educação e Juventude do Governo da RAEM e a Aliança para Formação de Quadros Bilingues Qualificados nas Línguas Chinesa e Portuguesa. A edição deste ano teve como tema a “Cooperação internacional entre instituições de ensino superior da China e dos países de língua portuguesa na era pós-pandemia” e atraiu mais de 200 académicos da China continental, Hong Kong, Macau e países de língua portuguesa.

Na cerimónia de abertura intervieram: Shu Gangbo, subdiretor do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong, Macau e Taiwan do Ministério da Educação da RPC; Kong Chi Meng, diretor dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude; Zhu Chaohua, inspetor do Departamento de Educação da Província Guangdong; Jun Liu, presidente da Aliança para Formação de Quadros Bilingues Qualificados nas Línguas Chinesa e Portuguesa e Reitor da Universidade Cidade de Macau; Song Yonghua, reitor da Universidade de Macau, e Im Sio Kei, reitor da Universidade Politécnica de Macau.

Nesta sessão interveio ainda João Nuno Calvão da Silva, na qualidade de Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa que cumprimentou todos na pessoa do Professor Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau pelo papel que tem desempenhado na ponte entre Portugal e o mundo de língua portuguesa. E afirmou que “Macau, como sempre, implementa plenamente o seu papel de ponte entre a China e os países de língua portuguesa, e tornou- se parte indispensável da promoção da cooperação estratégica entre as universidades chinesas e de língua portuguesa”. Destacou o papel da AULP, instituição com mais de 30 anos e a sua atividade relevante na aproximação dos países de língua portuguesa. Transmitiu que o Programa Mobilidade AULP, carinhosamente denominado de “Erasmus Lusófono”, permitia atualmente a liberdade de circulação nesse espaço da língua portuguesa através das suas 140 instituições membros.

O fórum de dois dias concentrou-se em 5 tópicos principais: “o papel do ensino superior na promoção do intercâmbio cultural e da cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa”, “o papel do ensino superior no Desenvolvimento Curricular e na Garantia de Qualidade”, “Língua e Tecnologia: Novos Elementos de Cooperação no Ensino Superior entre Países de Língua Portuguesa e a China”, “Desafios e Experiências no Lançamento de Projetos de Diplomas Duplos e Conjuntos”, e ainda sobre o “Fluxo Transfronteiriço de Estudantes no Ensino Internacional”.

 

 

Geminae