Mensagem do Presidente

Assumir a presidência da Associação das Universidades da Língua Portuguesa (AULP), a mais antiga e prestigiada rede internacional de instituições de ensino superior do espaço falante de português, no triénio de 2021/2024, constitui uma honra enorme para a Universidade de Coimbra.

Com 732 anos, a Universidade de Coimbra tem no seu ADN as marcas da abertura, do cosmopolitismo, da tolerância, da inclusão, e sempre valorizou o papel primordial da língua portuguesa como elo de ligação entre os povos do Brasil, dos países africanos de língua oficial portuguesa, de Timor Leste e de Macau. Somos, aliás, a única das cinco Universidades do mundo classificadas como Património Oficial da Humanidade pela UNESCO também por causa desta dimensão imaterial (da valorização da língua e da cultura).

Língua oficial (ou de trabalho) de cerca de 30 organizações internacionais, quinto idioma mais utilizado na internet, a língua portuguesa – atualmente a quarta ou quinta no mundo (263 milhões de falantes) e a primeira mais falada no hemisfério Sul- terá, de acordo com as projeções das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de falantes no final deste século. A nossa língua oficial comum, tem, pois, um potencial imenso, também para a AULP e em sede de ensino e investigação.

Por outro lado, enquanto Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cabe à AULP contribuir para o reforço do sentimento de pertença dos cidadãos a esta organização internacional. Neste contexto, o intercâmbio académico promovido por programas como o “Erasmus AULP” deve ser aprofundado e ampliado, abrindo caminho para as decisões políticas de reforço da mobilidade e da concretização do ideal de cidadania da CPLP.

“Minha pátria é a língua portuguesa” (Fernando Pessoa). Viva a AULP!

João Nuno Calvão da Silva