Timor-Leste: Identidade e Território

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), fundada a 26 de novembro de 1986, reúne mais de 140 instituições de ensino superior e investigação dos países de língua portuguesa, em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo, mobiliza recursos com o objetivo de estimular a investigação, fomentar o intercâmbio e  incentivar a reflexão contínua.  A AULP promoveu, por ocasião da sua conferência anual, o XXVI Encontro da AULP em Díli, Timor-Leste, a publicação de uma  memória que recorda a história de Timor-Leste, a sua identidade e território.

Para o efeito, foi convidado a escrever para a ocasião, o investigador Fernando Augusto de Figueiredo, que se tem dedicado a estudar a  história de Timor-Leste. Aceitando o desafio, o autor recorda neste texto o percurso que vai desde os reinos timorenses, passando pela presença portuguesa no país, até às problemáticas associadas à fronteira marítima, bem como os acontecimentos mais relevantes que permitiram a independência de Timor-Leste.

Oferecido a todos os membros da AULP, no final desta memória, uma edição autónoma da Planta das Operações na Pedra do Cailaco, retrata a revolta da Casa de Camnace, que levaria ao abandono de Lifau, um desenho anexo a uma carta enviada pelo governador de Timor,  para o vice-rei de Goa em 1727. Um dos documentos mais antigos sobre a história da autodeterminação, reproduzido agora para o primeiro Encontro da AULP em Timor, no ano em que esta completa os 30 anos de atividade.

Professor Doutor Rui Martins, Presidente da AULP em representação da Universidade de Macau

Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, Secretária-Geral da AULP

Disponibilidade: Esgotado.