Conselho de Administração AULP – julho 2018

Fonte: Gabinete de Comunicação AULP, Portugal, 2018-07-25

A partir das 9h30 de 18 de julho decorreu no Complexo do Aldeamento Turístico da TAAG os trabalhos do Conselho de Administração, presidido pelo Professor Doutor Orlando da Mata, com o objetivo da avaliação multilateral do relatório de atividades da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que incluem a organização do XXIX Encontro AULP a realizar-se de 3 a 5 de julho de 2019 no Instituto Politécnico de Lisboa, bem como as atividades associativas em curso como o balanço do prémio Fernão Mendes Pinto 2018, já em avaliação com candidaturas até 31 de julho de 2018.

Foi discutido o lançamento da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP), IV Série, n.º 33 e nº 34, Ciências da Saúde e Tecnologia e Ciências Médicas e da Vida, respetivamente. As próximas edições da RILP 2019 terão como temas “Artes e Música”, “Cultura e Literatura”.

A AULP levou ainda a Conselho novos pedidos de adesão de instituições membro: o Instituto de Ciências de Educação da Huíla (ISCED – Angola), a Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB – Angola), a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES – Angola), a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG – Brasil) e o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL – Madeira, Portugal).

Na reunião estiveram presentes: o Presidente do Conselho de Administração e Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Professor Doutor Orlando da Mata, em representação da Universidade de Coimbra esteve a Professora Doutora Madalena Silva, Vice-Reitora da instituição. Em representação da Universidade Federal de Minas Gerais, esteve presente o Professor Doutor Dawisson Lopes. Da Universidade de Macau, o Professor Doutor Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau marcou presença, e do Instituto Politécnico de Bragança esteve o antigo Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, Professor Doutor Sobrinho Teixeira, e o atual Presidente, Professor Doutor Orlando Rodrigues, do Instituto Universitário de Contabilidade e Administração de São Tomé e Príncipe, pela primeira vez, o Professor Doutor Agostinho Rita.