Conselho de Administração, Fevereiro de 2018

Fonte: Gabinete de Comunicação da AULP, Portugal, 2018-02-28

A reunião do conselho de administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) decorreu no dia 28 de fevereiro na sede da associação, em Lisboa. Estiveram presentes dez instituições de ensino superior de países de língua portuguesa que ocupam os diversos órgãos sociais: presidente, conselho de administração, conselho fiscal e secretariado geral.

Dirigida pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo que ocupa a presidência da AULP, representada pelo Reitor Professor Doutor Orlando da Mata, a reunião serviu para a discussão das atividades realizadas pela sede no último semestre, bem como para a preparação do XXVIII Encontro da AULP, de 18 a 20 de julho de 2018, no Lubango, Angola, cujas inscrições em breve serão abertas.

Em destaque esteve o lançamento do Prémio Fernão Mendes Pinto, edição 2018, com candidaturas abertas até 31 de julho de 2018, o lançamento do livro de atas referente ao XXVII Encontro da AULP, que decorreu em Campinas “Confluências de Culturas no Mundo Lusófono”, o lançamento da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) – IV Série n.º 31 e n.º 32, 2017, e n.º 33 n.º 34, 2018.

Foi ainda atribuído o vencedor do Prémio Fernão Mendes Pinto, edição 2017, a Gustavo Velloso, da Universidade de São Paulo, Brasil, com a dissertação “Ociosos e sedicionários. Populações indígenas e os tempos do trabalho nos Campos de Piratininga (século XVII)“.

Do debate sobre a declaração de Fortaleza de 2004 e sobre o Sistema de Créditos Académicos na reunião realizada no XXVII Encontro da AULP em Campinas (Brasil, 2017), resultou uma recomendação no sentido da implementação de um sistema de créditos. Após discussão sobre as várias experiências de mobilidade nos diferentes países, os presentes orientaram as suas posições para a criação de uma plataforma para um programa de mobilidade, Erasmus – AULP, tendo o Conselho de Administração delineado nesta reunião as linhas gerais do programa.

Estiveram presentes a Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Reitor Orlando da Mata, a Universidade de Cabo Verde, Reitora Judite Nascimento, a Universidade de Coimbra, Reitor João Gabriel Silva, a Universidade Federal de Minas Gerais, Reitor Jaime Arturo Ramirez, a Universidade de Macau, Vice-Reitor Rui Martins, o Instituto Politécnico de Bragança, Presidente João Sobrinho Teixeira, a Universidade Katyavala Bwila (Angola), Reitor Albano Ferreira, a Secretária Geral da AULP, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, o Instituto Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, o Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, Professora Doutora Madalena Almeida.