Conselho de Administração, fevereiro de 2017

Fonte: Gabinete de Comunicação da AULP, Portugal, 2017-02-24

A reunião do conselho de administração da AULP decorreu no dia 24 de fevereiro na sede da associação, em Lisboa. Estiveram presentes dez instituições de ensino superior de países de língua portuguesa que ocupam os diversos órgãos sociais: presidente, conselho de administração, conselho fiscal e secretariado geral.

Dirigida pela Universidade de Macau que ocupa a presidência da AULP, representada pelo Professor Doutor Rui Martins, a reunião serviu para discutir as atividades realizadas pela sede no último semestre, bem como um balanço do XXVI Encontro da AULP em Timor-Leste.

Em destaque esteve o lançamento do Prémio Fernão Mendes Pinto, edição 2017, o lançamento do livro de atas referente ao XXVI Encontro da AULP, que decorreu em Timor Leste “Rotas de signos: mobilidade académica e globalização no espaço da CPLP e Macau”, o lançamento da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) – III Série n.º 28/29, 2015, o lançamento da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) – III Série n.º 30, 2016. A preparação do XXVII Encontro da AULP, de 10 a 12 de julho, em Campinas, cujas inscrições já se encontram abertas, foi outro dos assuntos em debate.

Foi ainda anunciado que o vencedor do Prémio Fernão Mendes Pinto, edição 2015, foi Kamila Katarzyna Krakowska Rodrigues, da Universidade de Coimbra, com a dissertação “Na Demanda da Ideia de Nação: As Viagens Pós-Coloniais, Em Mário de Andrade e Mia Couto”. Já o vencedor do Prémio Fernão Mendes Pinto, edição 2016, foi Patricia Delayti Telles, da Universidade de Évora, com a dissertação “Retrato entre baionetas: prestígio, política e saudades na pintura do retrato em Portugal e no Brasil, entre 1804 e 1834”.

Estiveram presentes a Universidade de Macau, Vice-Reitor Rui Martins, a Universidade Federal de Minas Gerais, Vice-Reitora Sandra Almeida, a Universidade de Coimbra, Vice-Reitor Joaquim Carvalho, a Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Reitor Orlando Mata, a Universidade de Cabo Verde, Reitora Judite Nascimento, a Universidade Politécnica de Moçambique, Reitor Lourenço do Rosário, o Instituto Politécnico de Bragança, Presidente João Sobrinho Teixeira, Cristina Montalvão Sarmento, Secretária Geral da AULP, Instituto Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, Madalena Almeida.