“A língua portuguesa é o maior património que une oito países e uma região especial, em quatro continentes”

Fonte: Gabinete de Comunicação da AULP, Portugal, 2015-05-06

Em visita a Portugal, o Professor Campolina, antigo reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2014), visitou no dia 4 de maio a equipa da sede da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), em Lisboa, tendo reunido com a Professora Cristina Montalvão Sarmento.

Presidente da AULP no triénio 2009 – 2011 e ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, o Professor Doutor Clélio Campolina Diniz esteve presente ontem na sede da CPLP por ocasião do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

“A Língua Portuguesa na Ciência e na Inovação” foi o tema central das intervenções que marcaram o dia 5 de maio. O Professor Clélio Campolina Dinis aproveitou a ocasião para alertar alguns riscos associados ao gnosticismo científico e tecnológico: “Para se ter uma ideia da velocidade da corrida científica, entre 2000 e 2013, o número de artigos científicos, publicados em inglês, segundo as estatísticas do SCOPUS, mais que dobrou, passando de 1,2 para 2,7 milhões”

Refletindo ainda sobre o papel da ciência e da tecnologia no ensino superior lusófono, o Professor Campolina salienta a importância da língua portuguesa no mundo, uma língua que se identifica como “o maior património que une oito países e uma região especial, em quatro continentes (1 na Europa, 1 na América, 5 na África, um país e uma região especial na Ásia)”. E reforça, “além da língua comum, essa diversidade existente entre os países que compõem a CPLP é um grande património e potencial que deve e precisa ser valorizado e cultivado. A língua e a diversidade têm grande importância na integração, no momento de globalização e integração mundial. A língua comum nos trouxe, também, muitos valores éticos, culturais, morais e civilizatórios comuns.”

No ano em que o tema do XXV Encontro da AULP, em Cabo Verde de 15 a 17 de julho de 2015, visa os “Novos desafios para o Ensino Superior após os objetivos de desenvolvimento do milénio (ODM)”, o Professor Campolina demonstra a sua preocupação relativamente à existência de uma educação básica de qualidade para todos, um dos ODM: “Quero deixar explicita minha preocupação com a educação básica (da creche ao ensino médio). Ela é a base de tudo, é o alicerce. Não se constrói a casa a partir do segundo andar. Para isto, é preciso valorizar social e politicamente a escola, valorizar o professor social e financeiramente, introduzir escola tempo integral. Este é ainda um grande desafio para o Brasil e para os países africanos de língua portuguesa e, talvez, Timor Leste, mas seguramente superados por Portugal.”

Estiveram ainda presentes o Embaixador Murade Murargy, Secretário Executivo da CPLP, o Senhor Professor Doutor Carlos Cardoso, Diretor do Departamento de Pesquisa do CODESRIA e Coordenador da Iniciativa Especial para a África Lusófona, e o Senhor Professor Doutor Sandro Mendonça, Gestor Científico do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) e Professor Auxiliar do ISCTE – Business School.