XXIX Encontro da AULP, Lisboa – Portugal 2019

Nos dias 3, 4 e 5 de julho teve lugar o XXIX Encontro Anual da AULP, tendo o Instituto Politécnico de Lisboa por anfitrião e instituição de acolhimento. O programa foi dedicado ao tema “Arte e Cultura na Identidade dos Povos”, cujo tema e âmbito serviu de mote para as quatro sessões temáticas distribuídas pelos dias do Encontro: Arte e Cultura; Saúde e Tecnologia; Educação e Coesão Social; Comunicação e Política.

3 de julho
Cerimónia de Abertura e início dos trabalhos
A sessão solene de abertura do XXIX Encontro da AULP teve lugar na Escola de Música do Instituto Politécnico de Lisboa, no dia 3 de julho, na presença de Suas Excelências, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Professor Doutor Manuel Heitor, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Professor Doutor João Sobrinho Teixeira, o Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Professor Doutor Orlando da Mata, e o Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Professor Doutor Elmano Margato.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior referiu na sua intervenção os desafios da inteligência artificial e o papel das novas tecnologias para a transmissão e desenvolvimento da ciência. O ministro português expressou igualmente, a necessidade de continuar a promover a ciência em língua portuguesa e a cooperação entre as suas instituições de ensino superior e de expressão portuguesa, bem como a promoção do intercâmbio de estudantes e docentes, explorando a possibilidade da criação e reconhecimento de graus académicos comuns.

Nas suas palavras de abertura, o Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Professor Doutor Elmano Margato, agradeceu a presença das entidades convidadas e das várias instituições de ensino superior (IES) presentes, referindo a propósito o seu importante contributo para a promoção da língua portuguesa na construção de uma sociedade mais justa e mais próspera. O Presidente do IPL salientou ainda a importância da mobilidade académica entre os países de expressão portuguesa, afirmando ser este “um passo decisivo para os nossos povos”.

Em seguida, coube ao Presidente da AULP, Professor Doutor Orlando da Mata, proferir o seu discurso de abertura do XXIX Encontro Anual da AULP. Para além das palavras de agradecimento aos participantes, membros e entidades convidadas, o Presidente da AULP salientou a importância da realização deste XXIX Encontro na cidade de Lisboa, Portugal. Nesse contexto, referiu que os participantes teriam ao longo dos dias do Encontro a oportunidade de desfrutar de uma oferta cultural singular, de elevada relevância histórica e simbólica para a compreensão e aprofundamento das relações lusófonas. O Presidente da AULP salientou igualmente, a importância política, académica e científica da fase de implementação do Programa Mobilidade AULP, não só pelo facto deste permitir o intercâmbio de estudantes, mas sobretudo por mobilizar o conhecimento em língua portuguesa.

Marcaram presença na sessão inaugural o Embaixador de Angola acreditado em Portugal, Dr. Carlos Alberto Fonseca, em representação da Câmara Municipal de Lisboa, o Dr. José Sá Fernandes, a Diretora da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), Drª Ana Paula Laborinho, o Presidente da Fundação D. Manuel II, S.A.R Senhor Duque de Bragança e o Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Dr. Incanha Intumbo.

Quanto à componente cultural do programa do XXIX Encontro Anual da AULP, os participantes puderam assistir ao momento musical proporcionado pelo estudante da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), José Pedro Ribeiro, que interpretou duas peças ao piano e, da parte da tarde, à projeção do documentário “Rhoma Acans”, da multipremiada realizadora Leonor Teles, diplomada pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). A receção de boas-vindas teve lugar no Palácio dos Marqueses de Fronteira, onde os participantes foram brindados com obras e trechos da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, ao qual se seguiu um momento de confraternização com cocktail de boas-vindas a convite do IPL nos belíssimos jardins do palácio.

4 de julho
Continuação dos trabalho e lançamento da obra comemorativa
No dia 4 de julho, teve lugar o lançamento da obra comemorativa do XXIX Encontro da AULP – Frei Fernando de Almeida. Obras Completas, sob coordenação de João Vaz, diplomado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, doutorado em Música e Musicologia com uma tese sobre a música portuguesa para órgão. Seguiu-se a apresentação musical de trechos executados por João Vaz e Orquestra Patriarchal, na Igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora. A edição das obras de Frei Fernando de Almeida, proposta pelo Instituto Politécnico de Lisboa, em colaboração com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, enquadra-se no tema do Encontro – “Arte e Cultura na Identidade dos Povos”.

Seguidamente teve lugar nos claustros do mosteiro um jantar de encerramento com os discursos do representante da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. José Sá Fernandes, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Professor Doutor João Sobrinho Teixeira, do Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e do Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Professor Doutor Orlando da Mata e do Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Professor Doutor Elmano Margato.

5 de julho
Cerimónia de Encerramento
No dia 5 julho, último dia do encontro, que somou mais de 70 comunicações e contou com a participação de cerca de 200 conferencistas, foi promovido pelo IPL uma reunião de cooperação entre parceiros AULP. O Instituto Politécnico de Lisboa aproveitou para estreitar os seus laços com diversas instituições de ensino superior, membros da AULP. Foram estabelecidos mais de 10 Acordos Gerais de Cooperação em atividades académicas, científicas e culturais com: Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola), Fundação Roberto Marinho (Brasil), Instituto Nacional da Língua Portuguesa (Cabo Verde), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Guiné-Bissau), Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência (Moçambique), Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática (São Tomé e Príncipe), Universidade do Mindelo (Cabo Verde), Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), Universidade Jean Piaget (Cabo Verde) e Universidade Kimpa Vita.

Na Assembleia Geral da AULP, foram aceites 3 novos membros titulares e 2 novos membros associados respetivamente: Escola Superior de Saúde Santa Maria – ESSM (Portugal), Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência – ISFIC (Moçambique), Universidade Joaquim Chissano (Moçambique), Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh) e Fundação Jorge Álvares (Portugal).

A sessão solene de encerramento foi presidida pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, e contou com intervenções do Presidente do IPL e do Presidente da AULP. A Professora Doutora Cristina Sarmento, na qualidade de Secretária-Geral da AULP, entregou a medalha dos 30 anos da AULP ao presidente do Politécnico de Lisboa, enquanto representante da instituição que coorganizou o XXIX Encontro da AULP. Na ocasião foram também homenageados um conjunto de individualidades pelo seu trabalho em prol da associação: Brazão Mazula, presidente da AULP entre 1999 e 2002, Maria Luiza Ribeiro, membro fundador da AULP em 1986 e Manuel Coelho da Silva, primeiro secretário-geral da AULP, entre 1986 e 2002.

Foi entregue o Prémio Fernão Mendes 2018 ao investigador da Universidade do Minho, Doutor Rui Manuel da Silva, com a tese de doutoramento Entre o internacional e o local – impacto e efeitos de programas de educação em cooperação para o desenvolvimento. Um estudo de caso na Guiné-Bissau, entregue pelo Secretário Executivo da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Embaixador Francisco Ribeiro Telles.

As fotografias do XXIX Encontro da AULP, Lisboa – Portugal, podem ser visualizadas através do link: https://www.flickr.com/photos/politecnicodelisboa/albums/72157709423067431/page1