Universidade Pedagógica doa ventilador ao Ministério da Saúde

A Universidade de Macau (UM) doou recentemente à Universidade Pedagógica de Maputo (UPM) um protótipo de ventilador desenvolvido por aquela instituição de ensino superior macaense em parceria com o Instituto para o desenvolvimento de qualidade de Macau.

Por seu turno, a UPM, na última quarta-feira, 02.12. 20, ofereceu o mesmo Protótipo de Ventilador ao Ministério da Saúde (MISAU), num acto qualificado pelo Reitor Jorge Ferrão, como um dever de cidadania corporativa. Somos uma Universidade comprometida com as grandes causas e, neste momento em que nos debatemos com esta pandemia da COVID -19, é nosso dever com instituição que produz conhecimento, ao nosso nível, colaborar com a sociedade e em particular com o MISAU na busca de soluções para mitigar os efeitos deste mal causado pelo Coronavírus, disse Jorge Ferrão.

Visivelmente emocionado, Armindo Tiago, Ministro da Saúde, agradeceu o gesto da UPMaputo, referindo que é com este tipo de parcerias que os profissionais da saúde se sentem confortados e renovam energias para vencer esta pandemia. Armindo Tiago referiu que o material doado vai reforçar o sector da Saúde na resposta à COVID -19. A Universidade de Macau está pronta para receber e fazer o treinamento de pessoal médico e engenheiros nacionais, para passarem a produzir este tipo de equipamento em Moçambique, facto que mereceu uma resposta de pronto por parte do Ministro Armindo Tiago, que disse, ter pessoal disponível e pronto para iniciar esse treinamento de transferência de tecnologia, tendo se lembrado de um provérbio africano, que diz que, só juntos é que podemos ir muito longe.

O Vice-reitor da Universidade de Macau Rui Martins, que testemunhou o acto a partir de Macau, via Zoom, ficou bastante agradado pelo facto de o Ventilador desenvolvido pela sua universidade estar pronto para salvar vidas em Moçambique. Rui Martins, disse que apesar de este tipo de ventiladores ser de baixo custo, são, contudo, de grande utilidade e eficiência no tratamento médico de doentes com dificuldades respiratórias sobretudo nesta altura de combate a este inimigo chamado COVID -19.

O equipamento foi certificado por equipas médicas no território de Macau, referiu o Vice-reitor da UM. A ideia de produzir este tipo de protótipos, segundo disse Rui Martins, teve início em Abril no auge da pandemia, e logo acendeu a luz de trazer o ventilador para África. O preço é acessível, é uma máquina inovadora que pode ser controlada por telemóvel. Mais importante do que a doação é fazer a transferência da tecnologia para que o ventilador possa ser fabricado em Moçambique. A Univeridade de Macau cedeu a patente à UPMaputo.

*GCI-HEPS.
Fotos: Horácio Cebola*