UM une-se a outras universidades e institutos na China e países de língua portuguesa para construir aliança de investigação oceânica

A cerimónia de inauguração da Aliança de Investigação Oceânica China-Países de Língua Portuguesa iniciada pela Universidade de Macau (UM) e a primeira reunião do conselho executivo da aliança decorreram dia 9 de setembro online. Mais de 70 representantes de universidades e institutos membros da aliança na China e países de língua portuguesa participaram da cerimónia. A aliança visa reunir as forças e recursos de pesquisa dos seus membros no campo da ciência oceânica e promover o intercâmbio e a cooperação em áreas afins entre a China e os países de língua portuguesa.

Atualmente, 19 universidades e institutos de pesquisa influentes no campo da ciência oceânica na China, Portugal, Brasil, Angola e Moçambique aderiram à aliança, através da qual aprofundarão a cooperação em áreas como inovação tecnológica e desenvolvimento de talentos.

Entre os que discursaram na cerimónia contam-se Yonghua Song, reitor da UM; Xu Jie, vice-diretor-geral do Gabinete de Assuntos de Hong Kong, Macau e Taiwan do Ministério da Ciência e Tecnologia da China; Wang Antao, chefe da Terceira Divisão de Cooperação Internacional do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério de Recursos Naturais da China; João Nuno Calvão da Silva, presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP); Che Weng Keong, chefe do Departamento de Tecnologia do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Tecnológico da RAEM; e José Victor-Santos, presidente do Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS), Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Huang Shengbiao, vice-chefe do Departamento de Assuntos Económicos do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central da RAEM, e Ip Kuai Lam, membro da Comissão Administrativa do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Macau, estiveram presentes na cerimónia.

O Reitor Song disse que a UM alavancou o papel da RAE de Macau como ponte entre a China e os países de língua portuguesa na promoção do estabelecimento da aliança para a construção de uma comunidade de futuro partilhado para a humanidade no domínio oceânico. No futuro, a aliança dedicar-se-á a aumentar a cooperação entre universidades e institutos da China e dos países de língua portuguesa no campo da ciência oceânica. Os membros da aliança também aprofundarão a cooperação em áreas como compartilhamento de recursos, pesquisa científica, desenvolvimento de talentos, inovação e serviço comunitário.

Após a cerimónia, o Vice-Reitor da UM, Rui Martins, deu início ao primeiro Simpósio de Investigação e Educação Oceânica da China e Países de Língua Portuguesa. Vários especialistas de renome da China e de países de língua portuguesa proferiram palestras durante o evento: Chen Dake, diretor do Laboratório de Engenharia e Ciência Marinha do Sul de Guangdong (Zhuhai); José Victor-Santos, presidente do Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS), Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa; Dai Minhan, professor titular da Faculdade de Ciências do Oceano e da Terra da Universidade de Xiamen; Ettore Apolónio de Barros, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; e Cai Wenju, cientista-chefe de pesquisa da Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO) Oceans & Atmosphere. O evento contou com participantes de cerca de 20 universidades e institutos de pesquisa da China e de países de língua portuguesa abordaram a ciência oceânica.