Cristina Montalvão Sarmento

Cristina Montalvão Sarmento é secretária-geral da Associação das Universidades de Língua Portuguesa desde 2006, fundadora e Diretora do Observatório Político, Professora no ISCSP da Universidade de Lisboa e investigadora convidada do Laboratório de Redes de Poder e Relações Culturais da UERJ.

Doutorada em Ciência Política, especialidade de Teoria Política (2004) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, possui Pós-Graduação em Filosofia, Curso de Mestrado da Universidade de Lisboa (1999); Pós-Graduação em Ciência Política, Curso de Mestrado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1994); 2éme Cycle em Geoestratégia e Relações Internacionais, Diplome de L´Institut Européen des Hautes Etudes Internationales, Nice, França (1987); Licenciatura em História (1997) – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Licenciatura em Direito (1986) – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

As suas principais áreas de investigação sãoTeoria Política; Políticas Públicas; Estudos de Segurança; Cultura Política.

Membro de várias Associações de Ciência Política exerceu funções de gestão académica na FCSH-UNL onde foi subdiretora adjunta para a área da Investigação e subdiretora do Centro de História da Cultura onde coordenou a linha de investigação em estudos políticos. [cm.sarmento@aulp.org]