Mireia Rodrigo

Mireia Rodrigo é técnica Erasmus+ da AULP desde 2020. Das várias responsabilidades assumidas, destacam-se a implementação da Atividade 1.3. Apoio ao intercâmbio de estudantes nas áreas disciplinares da cultura entre instituições de ensino superior dos PALOP-TL e dos países do Programa Erasmus+ da Ação PROCULTURA PALOP-TL – Promoção do Emprego nas  Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste, financiada pela União Europeia e cofinanciada pelo Camões, IP e pela Fundação Calouste Gulbenkian, com gestão delegada ao Camões, IP (Acordo de Delegação FED/2019/405-279). Também é sua tarefa o alargamento das relações instituicionais da AULP: pesquisa e formalização de acordos com instituições de ensino superior, associações de universidades, associações culturais, entre outros.

Licenciada em Engenharia Civil pela Universitat Politécnica de Catalunya (UPC) em Barcelona e a finalizar o Mestrado em Estudos Internacionais no ISCTE-IUL.

Das suas experiências profissionais no ámbito do Programa Erasmus+, destacam-se os trabalhos como consultora externa na coordenação de estágios profissionais ao abrigo do Programa Lifelong Learning Leonardo da Vinci (2012-2013), a experiência profissional como Técnica Erasmus+ no Gabinete de Relações Internacionais da University of Economics Varna em Bulgaria (2013-2014) e a Cofundação da empresa social Trainee+Up com a missão de fomentar relações entre instituições de ensino profissional e superior, estudantes, docentes e empresas para o desenvolvimento da economia e a inserção dos jovens europeus no mercado de trabalho (desde 2015).

Das suas competências técnicas, destacam-se as habilidades para mediar e promover parcerias e consórcios nacionais e internacionais mediante a assinatura de acordos bilaterais interinstitucionais, fomentar o empreendedorismo, apoiar a gestão académica das mobilidades de estudantes e docentes e prestar assistência técnica para a preparação de candidaturas e aquisição de fundos europeus Erasmus+.  [relacoes.institucionais@aulp.org].