Mireia Rodrigo

Mireia Rodrigo é técnica Erasmus+ da AULP desde 2020. Das várias responsabilidades assumidas, destacam-se a implementação da Atividade 1.3. Apoio ao intercâmbio de estudantes nas áreas disciplinares da cultura entre instituições de ensino superior dos PALOP-TL e dos países do Programa Erasmus+ da Ação PROCULTURA PALOP-TL – Promoção do Emprego nas  Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste, financiada pela União Europeia e cofinanciada pelo Camões, IP e pela Fundação Calouste Gulbenkian, com gestão delegada ao Camões, IP (Acordo de Delegação FED/2019/405-279). Também é sua tarefa o alargamento das relações instituicionais da AULP: pesquisa e formalização de acordos com instituições de ensino superior, associações de universidades, associações culturais, entre outros.

Licenciada em Engenharia Civil pela Universitat Politécnica de Catalunya (UPC) em Barcelona, possui Mestrado em Estudos Internacionais no ISCTE-IUL.

Das suas experiências profissionais no ámbito do Programa Erasmus+, destacam-se os trabalhos como consultora externa na coordenação de estágios profissionais ao abrigo do Programa Lifelong Learning Leonardo da Vinci (2012-2013), a experiência profissional como Técnica Erasmus+ no Gabinete de Relações Internacionais da University of Economics Varna em Bulgaria (2013-2014) e a Cofundação da empresa social Trainee+Up com a missão de fomentar relações entre instituições de ensino profissional e superior, estudantes, docentes e empresas para o desenvolvimento da economia e a inserção dos jovens europeus no mercado de trabalho (desde 2015).

Das suas competências técnicas, destacam-se as habilidades para mediar e promover parcerias e consórcios nacionais e internacionais mediante a assinatura de acordos bilaterais interinstitucionais, fomentar o empreendedorismo, apoiar a gestão académica das mobilidades de estudantes e docentes e prestar assistência técnica para a preparação de candidaturas e aquisição de fundos europeus Erasmus+.  [relacoes.institucionais@aulp.org].