Atas do XXV Encontro da AULP – Cabo Verde (2015)

Este é o primeiro encontro da AULP em que a Universidade de Macau está na presidência. É com uma enorme honra e privilégio que estou hoje aqui presente para encerrar o XXV encontro da AULP e agradecer a presença dos mais de 400 participantes dos vários países de língua portuguesa e Macau, RAEM, que contribuíram para o sucesso deste encontro e representaram as instituições de ensino superior membros da nossa associação.

É um privilégio assistir à extensa adesão às atividades promovidas pela nossa associação – foram aqui apresentadas mais de 60 comunicações sobre os temas “Políticas e estratégias de cooperação para o desenvolvimento nos países de língua oficial portuguesa e perspetivas para o pós-ODM”; “A difusão e desenvolvimento da língua e literatura portuguesa”; “A plataforma continental marítima”; “A presença do mar na cultura expressa em português” e “Novos desafios das Universidades membros da AULP”.

Quero também deixar um especial agradecimento à Universidade de Cabo Verde, em especial à Senhora Reitora, Professora Doutora Judite Nascimento, e a toda a comissão organizadora, que tão calorosamente nos recebeu para debatermos os “Novos desafios para o Ensino Superior após os objetivos de desenvolvimento do milénio (ODM)”.

Não posso deixar também de agradecer ao Senhor General Rocha Vieira não só pela sua presença neste evento, mas também pelo seu precioso contributo para o percurso de sucesso da AULP ao longo destes 28 anos. A fundação da AULP na cidade da Praia em 1986, bem como o momento inaugurador para a Universidade de Cabo Verde no ano de 2007, data do primeiro Encontro da AULP em Cabo Verde, promovida pelo então Reitor da Uni-CV, o Professor Doutor António Correia e Silva, atual ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação que também nos deu o privilégio na sua presença ao longo deste encontro, tornaram Cabo Verde o local ideal para homenagear o Senhor General Rocha Vieira enquanto membro honorário da AULP. A atual sede da associação existe graças ao Senhor General no período em que era Governador de Macau.

A todos os que contribuíram para o engrandecimento institucional da AULP, um muito obrigado.

Rui Martins, Presidente da AULP em representação do Reitor da Universidade de Macau

ISBN 978-989-8271-10-5

Disponibilidade: Disponível