Atas do XX Encontro da AULP – Macau (2010)

Direito, Cidadania e Desenvolvimento

Esta publicação reúne as comunicações apresentadas durante o XIX Encontro da AULP, subordinado à temática – “A China, Macau e os Países de Língua Portuguesa”, realizado em Macau em 2010.

Com especial relevância sobre as ligações multilaterais entre a China, Macau e os Países de Língua Portuguesa foram analisadas as relações económicas e comerciais nas diversas vertentes de cooperação. Alguns dos desafios do mundo lusófono são perspectivados através dos problemas da saúde pública, agricultura, alimentação, ou ainda, do ambiente e dos recursos hídricos, ponto da nossa agenda comum.

Nas sessões dedicadas à Língua Portuguesa abordaram-se as dificuldades relacionadas com a sua internacionalização, tradução, interpretação e os reflexos normativos nos sistemas jurídicos de matriz comum aos Países de Língua Portuguesa. No final, numa sessão dedicada às redes de cooperação no Ensino Superior, convidaram-se os membros da AULP a apresentarem os seus programas porquanto estiveram presentes, como convidados da Universidade de Macau, algumas das nossas congéneres da República Popular da China e Taiwan.

Paralelamente ao Encontro, realizaram-se actividades de índole cultural nomeadamente a mostra de edições da AULP e o lançamento da edição comemorativa DITEMA – Dicionário Temático de Macau, Volume I, uma iniciativa da Universidade de Macau. A visita turística à RAEM e ainda facultativamente à Exposição Universal de Shangai – China 2010 – “Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida”, constaram do programa.

ISBN 978-989-8271-03-7

Disponibilidade: Disponível