Prémio Fernão Mendes Pinto (Edição 2010)

O Conselho de Administração da AULP decidiu galardoar a tese de Gisella de Amorim Serrano, intitulada “Caravelas de Papel: a Política Editorial do Acordo Cultural de 1941 e o Pan-Lusitanismo (1941-1949)”, de Belo Horizonte, da Universidade Federal de Minas Gerais.

“No ano de 1941, o Departamento de Imprensa e Propaganda do Brasil e o Secretariado de Propaganda Nacional de Portugal assinaram, no estado do Rio de janeiro, um Acordo Cultural. Esse Acordo constitui um dos desdobramentos da “Política do Atlântico”, organizada no interior da estratégia de propaganda e afirmação nacional do governo de Salazar, isto é, a partir de uma concepção política “panlusitanista”. Sob o imperativo do Acordo Cultural, foram planejadas e publicadas Revistas, livros e coleções. Esses impressos deram visibilidade ao projeto político luso-brasileiro firmado por essa ocasião. Neles, contam-se a participação de vários artistas e intelectuais tanto portugueses quanto brasileiros. Neste trabalho, procuramos compreender essa política editorial sob os mais diversos aspectos. Nosso interesse é revelar, por meio desses impressos, parte da dinâmica da relação Brasil-Portugal nos anos de 1940. Propomos, portanto, a análise de um importante recurso de divulgação e difusão do ideário panlusitanista que, ao fim e ao cabo, acabou por estabelecer bases significativas da aproximação entre os dois governos e entre os dois países”.

Video Prémio Fernão Mendes Pinto – Vencedora Gisella Serrano

Publicação da tese vencedora

A tese de doutoramento “Caravelas de Papel: a Política Editorial do Acordo Cultural de 1941 e o Pan-Lusitanismo (1941-1949)”, de Belo Horizonte, da Universidade Federal de Minas Gerais, de Gisella de Amorim Serrano, vencedora da 3ª edição do Prémio Fernão Mendes Pinto, foi editada pelo Camões, IP.

Defendi minha tese “Caravelas de papel- A política editorial do Acordo cultural luso brasileiro e o pan lusitanismo (1941-1949)” em 2009 na UFMG (Brasil). No ano seguinte ela foi a vencedora do prêmio Fernão Mendes Pinto (2010). 

Esse prêmio foi de suma importância para a ampliação do impacto da tese. Ampliou sua divulgação, assim como alargou os meus contatos, favorecendo outros intercâmbios acadêmicos. 

Posteriormente, a AULP, a CPLP e o Instituto Camões publicaram a tese. Nesse sentido, a difusão do conteúdo do meu trabalho tomou maiores proporções, considerando-se que ela foi noticiada e acessada em diferentes regiões do planeta, a partir dos países de Língua portuguesa. Recebi da AULP todo o apoio necessário para participar da cerimônia de entrega, que ocorreu numa gala, no Cassino Estoril, em fevereiro de 2012. Fui sempre atenciosamente recepcionada. Foi um evento memorável!

Considerando seus objetivos e os objetivos da produção acadêmica, é possível reiterar a dimensão de uma premiação como esta, sob a chancela de instituições tão ativas e respeitáveis. 

Foi uma grande honra e satisfação para mim, como pessoa e como profissional, participar e ganhar essa premiação. Espero que o prêmio continue a estimular e valorizar tantos outros profissionais ao redor do mundo!