Entrevista RDP África: Presidente da AULP apresenta Programa Mobilidade-AULP

Fonte: Gabinete de Comunicação da AULP, Angola, 2018-06-07

No passado dia 5 de junho o Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Professor Doutor Orlando da Mata, foi entrevistado pelo jornalista Germano Campos da RDP África, onde anunciou o lançamento do mais recente projeto da associação, o Programa Mobilidade-AULP – a ser aprovado e lançado no próximo encontro anual da associação.

O XXVIII Encontro da AULP irá realizar-se este ano no Lubango, Angola, na Universidade Mandume Ya Ndemufayo, de 18 a 20 de julho de 2018, com o tema Património Histórico do Espaço Lusófono. Ciência, Arte e Cultura. Enquanto Reitor da instituição de ensino, o Presidente da AULP aproveitou a ocasião para convidar estudantes, professores, investigadores e dirigentes das instituições de ensino superior dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM) para participarem neste evento anual da associação.

Na entrevista esteve em destaque o Programa de Mobilidade-AULP, “um género de ERASMUS” exclusivo a estudantes de instituições de ensino superior dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM), programa pioneiro. O sistema de transferência de créditos no espaço lusófono tem sido uma preocupação frequente e alvo de debate nas iniciativas da associação, pelo que este programa dispõe-se a promover a creditação e a qualidade das instituições, a internacionalização do ensino superior, a mobilidade académica, a formação de pós-graduação, de modo a que as instituições de ensino superior estejam em pé de igualdade com outras, quer a nível dos países de língua oficial portuguesa, como do resto do mundo.

O Presidente da AULP ressalvou que sentida a real vontade e adesão das universidade e politécnicos membros da AULP, bem como o seu empenhamento, a AULP está em posição de vantagem na promoção e desenvolvimento deste programa como instituição mediadora por excelência da cooperação interuniversitária.

Por último, o Professor Doutor Orlando da Mata pediu a todos os estudantes interessados neste programa de mobilidade que estejam atentos à página eletrónica da associação (www.aulp.org) e redes sociais de forma a estarem informados quando é que a plataforma será lançada e estará disponível para aceitar candidaturas (previsto para finais de 2018).

O Professor Doutor Orlando da Mata assumiu a presidência da AULP em 2017, após a presidência da associação ter sido da Universidade de Macau, Professor Doutor Rui Martins (2014-2017) e da Universidade Lúrio (Moçambique), Professor Doutor Jorge Ferrão (2011-2014). Assim foi retomada a presidência angolana, perdida em 2005 após a Presidência do Ex-Reitor da Universidade Agostinho Neto, Professor Doutor João Sebastião Teta no triénio 2002-2005 que, após deixar a Presidência da AULP, assumiu o cargo de Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia de Angola.

A entrevista será disponibilizada na integra brevemente.