Vitorino Reis, Reitor da UTANGA – “Preocupação é a consolidação da qualidade”

Fonte: AULP, 2014-02-04

“Entrámos numa fase em que a nossa principal preocupação é a consolidação da qualidade”

A Universidade Técnica de Angola (UTANGA) quer consolidar a faculdade de engenharia. Para isso, assinou no passado dia 9 de janeiro um contrato com a empresa alemã LD Didactic. O novo edifício de oito pisos vai possuir uma área reservada para os 17 laboratórios que resultam desta parceria.

“Foi um investimento que ronda os 6 milhões de dólares”, revela Vitorino Reis. Os laboratórios deverão ser montados nos próximos 6 meses e irão cobrir várias áreas como física, química, biologia, eletricidade, eletromecânica, informática e oficinas.

No entanto, os alunos só deverão poder usufruir das novas instalações em 2015, pois numa primeira fase será necessário formar o corpo docente. O reitor acrescenta que o protocolo com a LD Didactic prevê ainda o envio de docentes da universidade para formação na Alemanha. “Paralelamente a isso estamos a capacitar já o nosso corpo de docentes no que diz respeito à qualificação académica. Temos em Portugal um protocolo com a Universidade de Lisboa e neste momento já temos onze bolseiros a fazer mestrado no Instituto Superior Técnico”.

A UTANGA nasceu há sete anos e está numa fase de internacionalização e expansão. “No nosso plano de desenvolvimento institucional em vigor, que vai de 2011 a 2015, um dos objetivos é a criação de um curso de agronomia ou agricultura”, acrescenta Vitorino Reis. Luanda e Bengo não oferecem cursos nessa área, sendo assim fundamental para a universidade suprimir esta lacuna até 2015.

Atualmente, a universidade tem aberto um concurso público para admitir novos docentes, mas Vitorino Reis afirma que uma das filosofias da universidade é promover os seus próprios formandos. “De fora vamos captando os bons, e internamente vamos promover os melhores”.