Presidente da AULP na Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa

Fonte: Gabinete de Comunicação da AULP, Portugal, 2017-10-23

No dia 23 de outubro o Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Professor Doutor Orlando da Mata, reuniu com a coordenadora da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa e Diretora-Adjunta Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, Drª Maria Helena Borges.

O encontro, que decorreu na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, teve como mote o relato das atividades desta comissão para o ano de 2018, tendo o Professor Orlando da Mata sugerido alguns temas a serem tratadas por esta comissão. Uma vez que Angola ainda não aprovou o acordo ortográfico, o presidente sugeriu a discussão do tema.

A divulgação de escritores portugueses, desde os mais recentes aos mais antigos, nomeadamente Camões e Eça de Queiroz, entre tantos outros que por vezes têm sido esquecidos, também foi outro assunto em cima da mesa. O Professor Orlando da Mata sugeriu ainda que “jovens na diáspora” fosse tema numa próxima conferência desta comissão, ao que a coordenadora assentiu dar seguimento.

A Universidade Mandume Ya Ndemufayo, instituição dirigida pelo Presidente da AULP, irá acolher o XXVIII Encontro da AULP, a decorrer no próximo mês de julho, pelo que o Professor Orlando da Mata aproveitou a ocasião para convidar esta Comissão Temática a estar presente no Encontro.