Reunião Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa

Fonte: Gabinete de Comunicação da AULP, Portugal, 2016-03-11

Realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, no dia 10 de dezembro pelas 11h30 a reunião da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa.

A comissão presidida pela Embaixador Eugénio Anacoreta Correia reuniu os seus membros com a seguinte agenda:

– Aprovação da acta da reunião de 29 setembro;

– Balanço dos seminários realizados no Brasil;

– Programa para 2016;

– Informações e outros assuntos;

– Marcação da próxima reunião

Apresentaram-se aos presentes os novos membros desta comissão: Fundação D. Manuel II, Fundação Oriente e União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa. Dom Duarte de Bragança, Presidente da Fundação D. Manuel II transmitiu que esta fundação possui uma grande ligação aos países de língua portuguesa. Esta fundação instalou bibliotecas em Timor Leste e uma gráfica para edição de manuais escolares e que também efetua trabalhos para as Nações Unidas. Na Guiné Bissau opera no desenvolvimento rural, na agricultura sustentável e na educação das crianças. Está no momento a encetar esforços para colaborar com Angola e Brasil.

O representante da Fundação Oriente, Dr. João Amorim apresentou esta fundação explicando que o seu modo de operação é fomentar a cooperação entre Portugal e os países do oriente, possuindo também uma componente filantrópica. Possuem uma delegação em Timor Leste onde se efetua o ensino da língua portuguesa, divulgação cultural em colaboração com a Embaixada do Brasil e a criação de ciclos de cinema brasileiro.

O mais recente projeto desta fundação foi a criação do Museu do Oriente onde são exibidas coleções de arte portuguesa e brasileira que contribuem para o encontro histórico entre Portugal e o Oriente.

O Dr. Rui Lourido apresentou a União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa. Esta instituição, membro da AULP, junta 40 cidades dos 4 continentes assim como algumas empresas. Até à data já realizou 4 encontros de escritores de língua portuguesa, instituiu o Prémio Camões, entre outras atividades. Em 2016 o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa será na Cidade da Praia, Cabo Verde de 1 a 3 de fevereiro. O vencedor verá publicada a sua obra e será convidado a participar no próximo encontro em Cabo Verde. Este encontro terá o apoio desta comissão temática e será feita uma merecida homenagem a Corsino Fortes, recentemente falecido.

O Embaixador Anacoreta Correia fez um balanço muito positivo dos Seminários que decorreram no Brasil sob a preciosa colaboração da Fundação Roberto Marinho. O Seminário de Santos obteve 50 participantes e permitiu reforçar a importância da língua portuguesa. Relativamente a 2016 a Comissão irá apresentar uma proposta para a realização em maio de um Seminário em Marrocos dado que existem 14 universidades que lecionam a língua portuguesa neste país. Em Março foi proposta a realização de um seminário intitulado “Português, Língua e Cultura” que irá explorar a literatura, a Música e a Comunicação Social. Está também a ser estudada uma proposta de um conjunto de atividades na Estremadura Espanhola.

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), representada pela Dra. Sandra Moura, solicitou à comissão o agendamento do XXVI Encontro da AULP que está a ser organizado de forma a ter lugar no final de junho, em Timor Leste. A Dra. Sandra Moura propôs que, à semelhança do convite apresentado para o XXV Encontro, esta comissão elaborasse uma mesa redonda em parceria com as restantes comissões temáticas da CPLP: Reunião Comissão Temática de Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Comissão Temática dos Assuntos Culturais. Foi efetuado também um convite para participação no encontro aos membros presentes.

A próxima reunião terá lugar no final do mês de janeiro em data a ser comunicada aos membros.