Assunção Cristas – “Acredito que muitos países vão querer participar”

Fonte: AULP, 2014-02-04

A plataforma SKAN – Sharing Knowledge Agrifood Networks pretende promover a partilha de conhecimento e tecnologia entre a Europa, África e América Latina nos sectores agrícola, alimentar e florestal.

“Este projeto surge por iniciativa da União Europeia, que sentiu a necessidade de uma maior interação com os países tropicais nas suas relações de ciência e tecnologia. A criação da plataforma surge delegada a Portugal pela proximidade com África”, revelou-nos Ana Melo, colaboradora do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT).

A partilha será realizada de quatro formas: através do fortalecimento da ligação entre o meio científico e empresarial, ao potenciar o uso de recursos existentes, estimulando a elaboração de projetos internacionais em consórcio e auxiliando os agentes locais a garantir a sustentabilidade desses projetos.

A SKAN foi fundada pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, pela Universidade de Évora, de Trás-os-Montes e Alto Douro, pelo Instituto de Investigação Científica Tropical e pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

A plataforma foi lançada no passado dia 21 de janeiro.

Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar de Portugal – “Estamos a fazer muito pelo nosso conhecimento, pelas nossas empresas, pela riqueza que queremos criar de forma sustentável. Estamos a fazer pelo futuro do nosso país, mas não só: de todos aqueles que a nós se queiram associar e connosco queiram aceitar este desfio de partilhar o conhecimento,de ensinar e aprender, que no fundo é o que nós melhor podemos fazer pela nossa vida e melhor podemos deixar para aqueles que aí vêm”.

Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência de Portugal – “A inovação produzida pela ciência e tecnologia originam melhores técnicas de produção e rega, sementes mais resistentes, melhor fertilização, melhor indústria de transformação agro-alimentar, melhor conservação, melhor respeito pelo ambiente. A inovação origina valor; a inovação gera riqueza”.