Reunião do Conselho de Administração da AULP – 29 fevereiro

Fonte: Gabinete de Comunicação da AULP, Portugal, 2016-03-01

O Professor Rui Martins, Presidente da AULP no triénio 2013-2016, em representação do Reitor da Universidade de Macau, Wei Zhao, e Vice-Reitor da Universidade de Macau, esteve presente em Portugal por ocasião da reunião do conselho de administração da AULP no dia 29 de fevereiro, segunda feira, na sede da associação, em Lisboa. Estiveram presentes várias instituições de ensino superior de países de língua portuguesa que ocupam os diversos órgãos sociais.

Participaram nesta reunião a Universidade Federal de Minas Gerais, Reitor Jaime Arturo Ramirez, a Universidade de Coimbra, Reitor João Gabriel Silva, a Universidade de Cabo Verde, Reitora Judite Nascimento, a Universidade Politécnica de Moçambique, Reitor Lourenço do Rosário, o Instituto Politécnico de Bragança, Professora Doutora Anabela Martins, a Universidade Eduardo Mondlane, Professor Doutor Carlos Lucas, o Instituto Politécnico de Lisboa, Presidente Luís Vicente Ferreira, a Universidade Katyavala Bwila, Professor Doutor Alberto Domingos Jacinto Quitembo, e a Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Professor Doutor Rogério Rey.

Esta reunião foi decisiva na escolha do local do XXVI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. Para o efeito a AULP recebeu uma delegação da Universidade de Timor Lorosa’e, universidade de acolhimento do próximo encontro. Um país que no final de 2015 comemorou o 40º aniversário da declaração da independência de Timor-Leste, num ano em que o país comemorou os 500 anos da chegada de navegadores portugueses a Timor em 1515. O XXVI Encontro da AULP terá lugar em Díli, Timor, 29, 30 junho e 1 julho.

Discutidas as atividades realizadas pela sede neste último semestre, foram também discutidos novos projetos ao nível do ensino superior. Em destaque esteve o lançamento do Prémio Fernão Mendes Pinto, edição 2016, o lançamento do livro de atas referente ao XXV Encontro da AULP, que decorreu em Cabo Verde, “Novos desafios para o Ensino Superior após os objetivos de desenvolvimento do milénio (ODM)” e o lançamento da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) – III Série n.º 27, 2014.