XXV Encontro da AULP, Praia, Cabo-Verde 2015

Fonte: Gabinete de Comunicação da AULP, Cabo Verde, 2015-07-22

Sessão de abertura

Na presença de suas excelências, o Primeiro-ministro da República de Cabo Verde, Doutor José Maria Neves, o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, Prof. Doutor António Correia e Silva, e o representante do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, decorreu a sessão solene de abertura do XXV Encontro da AULP.

Com o acolhimento da Universidade de Cabo Verde no ano em que se festejam os 40 anos de independência da República de Cabo Verde, o desenvolvimento do ensino superior no país ficou patente nos vários discursos de abertura proferidos na ocasião.

A presidência da Universidade de Macau, após 28 anos de acompanhamento da vida associativa, mereceu destaque no discurso do Reitor da Universidade de Macau, Prof. Doutor Wei Zhao, que utilizou a língua portuguesa para dar as boas vindas aos participantes. A presença de Sua Excelência o Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, Doutor Alexis Tam, deixou a marca amplamente positiva do investimento da RAEM no presente e no futuro da língua portuguesa como língua da cultura mundial.

Os afetos, a ligação histórica e a simbologia associada à nomeação da Cidade Velha, declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, órgão da União das Nações Unidas (ONU) da educação e da cultura, marcou os discursos das autoridades nacionais e locais da República de Cabo Verde. Recordaram ainda, a fundação da AULP na cidade da Praia em 1986, bem como o momento inaugurador para a Universidade de Cabo Verde no ano de 2007, data do primeiro Encontro da AULP em Cabo Verde, promovida pelo então Reitor da Uni-CV Prof. Doutor António Correia e Silva, atual ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, que se dirigiu a todos os participantes e recordou o momento.

A Professora Doutora Judite Nascimento, Reitora da Universidade de Cabo verde manifestou o seu agradecimento a toda a comunidade académica e científica, salientando o modelo de mobilização para este encontro a que os funcionários, estudantes e docentes da Uni-CV aderiram entusiasticamente.

Por último, ocorreu a assinatura do Acordo de Cooperação entre a Direcção-Geral do Ensino Superior, do Ministério da Ciência e Inovação de Cabo Verde, e a Universidade de Macau, pelo Reitor, Prof. Doutor Wei Zhao.

Reunião do Conselho de Administração

A partir das 9h, decorreram na sala I do Hotel Vulcão, local onde se realizou o XXV Encontro da AULP, os trabalhos do Conselho de Administração, presidido pelo Prof. Doutor Rui Martins, com o objetivo da avaliação multilateral do relatório de atividades da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que incluem a ponderação do prémio Fernão Mendes Pinto e respetiva avaliação, as atividades de representação externa e a atividade editorial em curso, para além da atividade corrente da sede internacional, localizada em Lisboa. Particular atenção mereceu o planeamento da atividade associativa para o próximo triénio, liderado pela Universidade de Macau, a que se associaram todas as instituições representadas no Conselho.

A seguir ao almoço, servido no terraço marítimo do Hotel Vulcão, na sala de conferências, iniciaram-se as comunicações com a mesa presidida pela Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Doutora Ana Paula Laborinho. Com intervenção do Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Prof. Doutor António Cunha, começaram simultaneamente nas salas I e II os trabalhos preparatórios da mesa redonda sobre segurança alimentar e nutricional do SE-CPLP, com o objetivo da Nomeação do Comité de Coordenação.

Após a sessão promovida pelo Instituto Gulbenkian da Ciência/Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação, dedicada ao reforço da capacitação e cooperação científica entre todos os países da CPLP, prevê-se que os trabalhos encerrem pelas 20h com o lançamento da obra fac-similada comemorativa do XXV Encontro da AULP “A Ilha do Fogo e as suas Erupções” de Orlando Ribeiro.

Ao longo de todo o dia de 16 foram apresentadas cerca de 60 comunicações sobre os temas “A difusão e desenvolvimento da língua e literatura portuguesa”; “A plataforma continental marítima”; “A presença do mar na cultura expressa em português” e “Novos desafios das Universidades membros da AULP”.

Reunião da Assembleia Geral

A Assembleia Geral foi presidida pela Professora Doutora Judite Nascimento, anfitriã do XXV Encontro da AULP e reitora da Universidade de Cabo Verde. O Professor Doutor Rui Martins, Presidente da AULP e Vice-reitor da Universidade de Macau, o Professor Doutor Orlando da Mata, Reitor da Universidade Manduma Ya Ndemufayo, e a Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, Secretária Geral da AULP, estiveram igualmente presentes na mesa que conduziu esta reunião onde foi feito um balanço das atividades associativas durante o ano.

O PGCD é uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde (MESCI) e Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), com o apoio do Governo do Brasil, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Governo de Portugal através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este Programa doutoral de excelência, nas ciências da vida, está aberto a alunos dos PALOP e de Timor Leste e visa reforçar a capacitação e cooperação científicas entre todos os países da CPLP.

Na mesa de encerramento do PGCD estiveram presentes o Doutor Engenheiro Fritz Sacher, PCA da Merck África, o Professor Doutor António Correia e Silva, Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, o Professor Doutor Rui Martins, Presidente da AULP, o Professor Doutor Jonathan Howard, Diretor do Instituto Gulbenkian e Ciência e o Professor Doutor Paulo Pereira, Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A Professora Doutora Luísa Ribeiro foi uma das pessoas que em 1986, em Cabo Verde, esteve presente no momento de assinatura da ata da fundação da AULP. Hoje, em 2015, no XXV Encontro da AULP, foi também uma das pessoas que entregou os certificados do PGCD – Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento.

A Sessão Solene de Encerramento do XXV Encontro contou com o discurso da Reitora da Universidade de Cabo Verde, Professora Doutora Judite Nascimento e do Professor Doutor Rui Martins, Presidente da AULP.

O General Rocha Vieira foi homenageado pela associação na qualidade de membro honorário. A atual sede da associação existe graças ao General no período em que era Governador de Macau.

O Presidente da AULP, Professor Doutor Rui Martins, ofereceu uma placa de membro honorário e uma oferta característica de Portugal. Já a Professora Judite Nascimento, anfitriã do Encontro e Reitora daUniversidade de Cabo Verde ofereceu o livro comemorativo “A ilha do fogo e as suas erupções” da autoria do Professor Orlando Ribeiro.

Por último S. Exa Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, Professor Doutor António Correia e Silva agradeceu a presença dos mais de 400 participantes dos vários países de língua portuguesa e Macau, RAEM, que estiveram a representar as instituições de ensino superior membros da AULP.

Álbum de fotografias 1 – Reunião do Conselho de Administração da AULP (dia 15)

Álbum de fotografias 2 – Espaço Exterior do Encontro (Hotel Vulcão)

Álbum de fotografias 3 – Sessão solene de abertura (dia 15)

Álbum de fotografias 4 – Comunicações do Tema I (dia 15)

Álbum de fotografias 5 – Comunicações do Tema II, III, IV, V

Álbum de fotografias 6 – Sessão de Encerramento