Programa de Mobilidade na CPLP

Fonte: AULP, 2014-02-04

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) está a desenvolver um programa de apoio à mobilidade estudantil entre instituições de ensino superior pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A mobilidade estudantil tem sido uma das mais bem sucedidas experiências ao nível da cooperação entre instituições de ensino superior e tem servido como eixo estratégico da construção de espaços multiculturais. Deste modo, é fomentada a cooperação entre instituições, o conhecimento mútuo entre cidadãos e a construção de relações de paz e tolerância.

O Programa Erasmus (com 3 milhões de estudantes participantes em 26 anos) tornou-se a maior história de sucesso na construção da paz e de um sentimento de cidadania europeia. Idêntico efeito poderá vir a ser gerado pela participação de estudantes em programas de mobilidade entre as diversas instituições da AULP.

A concretização deste programa de mobilidade tem os seguintes objetivos:

– Promover a produção e disseminação do conhecimento da CPLP;
– Aprofundar o sentimento de pertença na CPLP e promover um maior reconhecimento das suas estruturas institucionais;
– Promover o conhecimento mútuo e a aproximação entre realidades de ensino superior com maturidades institucionais diferentes;
– Permitir que os estudantes beneficiem do plano educativo e cultural de outro país, mas pertencente à mesma comunidade linguística;
– Contribuir para o desenvolvimento de uma geração de jovens qualificados, com experiência internacional e com a abertura de espírito para a aceitação e compreensão das diferenças culturais;
– Criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho através da realização de estágios em contextos culturais diferentes da instituição de origem;
– Criar oportunidades para as empresas absorverem recursos humanos qualificados com a criação de projetos de estágio específicos para o seu contexto empresarial.

Este programa de mobilidade destina-se a estudantes inscritos em mestrados, doutoramentos e pós-graduações em instituições de ensino superior membros da AULP e assentará em três linhas de atuação: modalidade “Estudos”, “Empresas” e “Projetos específicos”.

A modalidade “Estudos” implica reciprocidade no envio e receção de estudantes (5 estudantes Outgoing e 5 estudantes Ingoing por cada projeto). Já a modalidade “Empresas” destina-se a inserir estudantes de pós-graduação (mestrados, doutoramento ou outras pós-graduações) em atividades de empresas.

Caso se trate de mobilidade de estudantes para “Projetos específicos” as candidaturas estarão dependentes de financiamento comunitário ou de agências nacionais, que terão as especificidades determinadas por cada concurso.

A AULP vai ainda implementar um sistema de garantia de qualidade nas modalidades “Estudos” e “Empresas” para avaliar anualmente o funcionamento destas mobilidades.

A AULP encontra-se a desenvolver os esforços necessários para dar início ao projeto o mais brevemente possível.