Conselho de Administração, fevereiro de 2015

Fonte: Gabinete de Comunicação da AULP, Portugal, 2015-03-02

A reunião do conselho de administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) decorreu na passada sexta feira, 27, na sede da associação, em Lisboa. Estiveram presentes doze instituições de ensino superior de países de língua portuguesa que ocupam os diversos órgãos sociais: presidente, conselho de administração, conselho fiscal e secretariado geral.

Esta reunião foi pela primeira vez dirigida pela Universidade de Macau que ocupa a presidência da AULP, representada pelo Professor Doutor Rui Martins, vice-reitor da Universidade de Macau que desde os anos 90 acompanha a vida associativa.

Foram discutidas as atividades realizadas pela sede neste último semestre, mas também foram propostos novos projetos ao nível do ensino superior. Em destaque esteve o lançamento do Prémio Fernão Mendes Pinto, edição 2015, o lançamento do livro de atas referente ao XXIV Encontro da AULP, que decorreu em Macau, “A importância da difusão das línguas portuguesa e chinesa para a colaboração académica no ensino superior e promoção no turismo” e o lançamento da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) – III Série n.º 27, 2014. A preparação do XXV Encontro da AULP, de 15 a 17 de julho, em Cabo Verde, foi outro dos assuntos em debate.

Estiveram presentes a Universidade Lúrio (Moçambique), Professor Doutor Tito Fernandes, a Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), Vice-reitora Sandra Almeida, a Universidade de Coimbra (Portugal), Reitor João Gabriel Silva, a Universidade Mandume Ya Ndemufayo (Angola), Professor Doutor José Mateus Alexandre, a Universidade de Cabo Verde, Reitora Judite Nascimento, a Universidade Politécnica de Moçambique, Reitor Lourenço do Rosário, a Universidade Katyavala Bwila (Angola), Professora Doutora Ermelinda Cardoso, o Instituto Politécnico de Bragança, Presidente João Sobrinho Teixeira, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Vice-Reitor Aristeu Rosendo Pontes Lima, o Instituto Politécnico de Lisboa, Presidente Luis Vicente Ferreira e a Universidade Eduardo Mondlane, Reitor Orlando Quilambo.