QuaLúrio

Fonte: Gabinete de Comunicação, 2014-05-16

O autores deste livro partiram da premissa de que o conceito “qualidade” é subjetivo e está relacionado com as perceções de cada indivíduo. Promover a definição e o desenvolvimento da Qualidade do ensino na Universidade Lúrio e Moçambique em geral são os objetivos.

Qualúrio surge, segundo os autores, como resposta a uma “reflexão interna, realizada em 2009, isto é dois anos após o início de atividades da UniLúrio, sobre a necessidade de serem identificados todos os processos que suportam a atividade quotidiana dos Serviços Centrais, das Faculdades e dos Cursos e, em consequência, ser possível atuar sobre eles ao nível da sua organização e funcionamento numa perspetiva de melhoria contínua”.

Tendo em conta que o desenvolvimento de uma cultura institucional baseia-se em critérios da Qualidade, valores e implicações, pode ler-se no índice do livro que este programa “abrirá caminho a melhorias no processo educativo promovendo a sua eficácia ao introduzir uma organização mais eficiente e ao promover uma cultura de exigência, sem interferir na autonomia científica e pedagógica da atividade docente”.

É neste contexto que a qualidade deve ser uma ferramenta que usamos no quotidiano e que nos permite, com a identificação e eliminação das imperfeições do trabalho que realizamos, “ter como perspetiva um funcionamento ótimo através de uma melhoria dos nossos processos – e isto seja qual for a função que desempenhamos”.