Cortes comprometem investigação

Fonte: Gabinete de Comunicação, 2014-05-16

Em três anos, o Ensino Superior perdeu mais de 260 milhões de euros com os cortes no Orçamento do Estado (OE). Em 2006, as instituições tinham um maior financiamento e não pagavam a comparticipação de 23% das remunerações para a caixa geral de aposentações, segurança social e ADSE. Hoje, as instituições de Ensino Superior funcionam com metade do financiamento que tinham há 8 anos. O Gabinete de Comunicação da AULP falou com o Professor Joaquim Mourato, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), para perceber quais as consequências destes cortes sobre o Ensino e a Investigação.

Quais as consequências diretas desse corte de 50% relativamente a 2006?

Isto é insustentável. Deixámos de renovar equipamentos e de fazer a manutenção dos edifícios, o que daqui a uns anos poderá ser problemático e o Estado poderá gastar mais pela manutenção das infraestruturas. Temos também cortado no pessoal docente e não docente, deixando os professores mais sobrecarregados, ficando com menos tempo para a investigação e desenvolvimento de projetos.

Portanto a investigação é uma das áreas mais lesada?

Sim. Toda a nossa estrutura e missão é sacrificada. Pocuramos fazer o nosso trabalho com qualidade, mas de uma forma muito limitada. Podiamos ser mais abrangentes e ir mais longe nas atividades, mas não podemos porque estamos limitados financeiramente. Mas gostamos de pensar que isto será uma fase transitória.

Projetos internacionais

Segundo o Professor Joaquim Mourato, os Politécnicos têm feito uma forte aposta na internacionalização. Com mais de 5000 estudantes e professores em intercâmbio por ano, por todo o mundo, destaca o Brasil, Macau e Europa. “Trabalhamos em mais de 50 países do mundo. Cabo Verde, por exemplo, tem uma fortíssima presença dos Politécnicos”, revela.

Projeto Poliempreende

O projeto Poliempreende é um concurso de ideias e projetos de vocação empresarial para estudantes e docentes do Politécnico e tem como objetivo promover o empreendorismo. O 1º concurso teve início em 2003 no Instituto Politécnico de Castelo Branco, sendo que em 2007 todos os Politécnicos abraçaram este projeto. Em 2013, foi vencedor dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial na categoria de “Investimento nas Competências Empreendedoras”.

Segundo dados de 2013, cedidos pelo CCISP, a taxa de sobrevivência das empresas Poliempreende é de 70%. Os prémios do Concurso poderão chegar aos €10.000 (1º lugar na categoria Prémios Financeiros Nacionais).

“O Ensino Superior Politécnico está de parabéns pela sua extraordinária cumplicidade na promoção do empreendedorismo, ao conceber e lançar este projeto inovador e altamente qualificado que é o Poliempreende.” – Comendador Rui Nabeiro, Empresário.

O CCISP desenvolveu o memorando “Propostas para o Ensino Superior Politécnico Português”, em 2013. Consulte o memorando aqui.

Artigo de Pandora Guimarães

Gabinete de Comunicação da AULP