Ensino Superior concentrou-se durante 4 dias em Lisboa

Fonte: Gabinete de Comunicação, 2014-04-01

A 7ª edição da Futurália esteve presente no salão de exposições no Parque das Nações e reuniu cerca de 430 instituições e empresas, nacionais e internacionais, ligadas ao ensino e formação.

A feira teve início no dia 26 de março, quarta feira, e terminou no sábado, dia 29. Ao contrário do ano passado, que contou com cerca de 54 mil visitantes, este ano passaram pela Futurália apenas cerca de 30 mil.

Quando entrámos no salão de exposições, percebemos que os alunos do ensino secundário foram os que mais aderiram a esta feira para procurar soluções para o futuro. Que curso devo tirar, quais as saídas profissionais? Quais as instituições de ensino superior a que me posso candidatar, que média preciso? Estas são algumas das questões que ganharam resposta durante esta visita à Futurália. Para os alunos que terminam agora o 9º ano, estiveram presentes várias ofertas de cursos de formação profissional e Tecnológica (CET’s).

Mas esta feira também é direcionada a professores, formadores e jovens estudantes do ensino superior e licenciados. Exemplo disso é a presença do Instituto de Emprego e Formação Profissional, do CICD (College for International Co-Operation and Development – programa de voluntariado), ou da ASUS que colocou mais de dez computadores à disposição dos visitantes para que estes pudessem conhecer os seus produtos.

Este espaço foi também palco de seminários, workshops, palestras e debates, de âmbito educativo e tecnológico. Algumas startup’s aproveitaram ainda a ocasião para dar a conhecer o seu trabalho, captar novos clientes e desenvolver possíveis parcerias, como foi o caso da Inspiring Future que veio, pela primeira vez, marcar presença na Futurália.

“Há 6 anos a Inspiring Future só existia no papel”Estas são as palavras de Vasco Rodrigues, responsável pelo suporte logístico da Inspiring Future, uma startup que esteve presente pela primeira vez na Futurália. Vasco explicou à AULP em que consiste este projeto.

O Inspiring Future é um projeto que promove feiras de orientação vocacional, direcionado a alunos do ensino secundário, que tem como objetivo principal ajudar os alunos a decidirem o seu futuro profissional e a trabalhar competências pessoais e sociais, tornando-os mais autónomos e capazes de enfrentar o futuro. À oferta tradicional de uma feira, com expositores e apresentações, o evento Inspiring Future soma um conjunto de workshops sobre competências não técnicas, para ajudar os alunos nos seus processos de tomada de decisão, na sua preparação para a vida académica e para a vida profissional.

Entre janeiro e junho de 2014, o Inspiring irá percorrer cerca de 70 escolas secundárias da Grande Lisboa que se associaram à primeira fase deste projeto que deverá abranger cerca de 40 mil alunos.

Esta “mini-futurália,” como descreveu Vasco Rodrigues à AULP, terá igualmente expositores para empresas que, na qualidade de potenciais empregadoras, vão poder explicar aos alunos quais os per?s e competências mais valorizados pelos recrutadores. “Convidamos empresas como a Deloitte e o BES para darem o seu input sobre o mercado de trabalho para os alunos começarem a trabalhar já nos seus currículos, nas suas atitudes, nos seus comportamentos”, explica Vasco.

Estas feiras estão divididas em três partes. No início do dia estarão presentes vários expositores onde as instituições do ensino superior e empresas podem comunicar com os alunos. Posteriormente decorrem apresentações formais das universidades e institutos politécnicos e, por último, decorrem workshops onde os alunos terão oportunidade de trabalhar competências como a autonomia, o empreendedorismo, a pro-atividade, a assertividade, a capacidade relacional e a motivação.

Eduardo Filho, aos 24 anos, foi um dos cofundadores da startup Inspiring. Licenciado em arquitetura pelo ISCTE-IUL, especializou-se em Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas. Vasco é licenciado em Ciências Psicológicas na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e atualmente encontra-se a fazer o mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos no ISCTE-IUL. São competências polivalentes que dão voz a este projeto.

No ano letivo de 2013-2014, o Inspiring Future estará concentrado nas escolas secundárias da Grande Lisboa, mas no próximo ano, a ambição da equipa é ganhar escala nacional.

Artigo de Pandora Guimarães

Gabinete de Comunicação da AULP